Avaliação com os dentistas ortodontia
A ortodontia é uma especialidade odontológica, praticada pelos dentistas ortodontia, a fim de reparar a posição dos dentes e dos ossos maxilares, os quais, estão em posições inadequadas e desarmonizam a parte bucal e da face. A dentição torta que não se encaixa corretamente são extremamente difíceis de serem conservadas limpas, e com o decorrer do tempo, pode ocorrer a perda precoce do dente, devido à deterioração causando a doença periodontal (periodontite).
Os dentistas ortodontia avaliam que a dentição torta causam um estresse adicional aos músculos de mastigação podendo causar dores de cabeça, síndrome da articulação temporomandibular (ATM) e dor na região do pescoço, dos ombros e das costas. Sem contar que os dentes tortos ou com posicionamentos incorretos prejudicam a sua aparência.
O tratamento ortodôntico, feito pelos dentistas ortodontia faz a boca ser extremamente saudável, melhorando significativamente a aparência, com um sorriso mais agradável de se ver e possibilitando que os dentes tenham possibilidade de durar por muitas décadas. Os ortodontistas necessitam de um curso de especialização, além dos cinco anos do estudo regular.
Necessidades de visitas aos dentistas ortodontia
Apenas dentistas ortodontia poderão determinar a necessidade de um procedimento ortodôntico. São usados alguns instrumentos de diagnóstico, nos quais, incluem histórico médico e dentário completo, exame clínico, moldes de gesso da dentição e fotos e radiografias especiais. Após estes procedimentos iniciais haverá a decisão se a ortodontia é indicada e consequentemente desenvolver um plano de tratamento adequado. Entre os problemas indicados estão:
- Formas das mordidas (cruzada, cruzada anterior, aberta, sobremordida);
- Desvio de linha mediana (centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior);
- Diastema (falhas ou espaços, entre os dentes);
- Apinhamento (dentes demais para se acomodarem na arcada dentária pequena).
Os aparelhos utilizados pelos dentistas ortodontia, podem ser fixos ou móveis, são usados para auxiliar a movimentação dos dentes, retração dos músculos e alterar o crescimento mandibular. Estes artefatos estabelecem uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. O nível do problema é o que irá determinar qual o procedimento ortodôntico adequado e mais eficaz.
Tipos de aparelhos usados por dentistas ortodontia
São usados pelos dentistas ortodontia diversos tipos de aparelhos, que dependem do tipo do reparo a ser feito, mas o mais utilizado é o aparelho fixo, o qual, consiste de bandas, fios ou pecinhas coladas no dente (braquetes). As bandas são fixadas em volta de vários dentes ou um só dente, e utilizadas como âncoras para o aparelho, enquanto que os braquetes são presos na parte externa do dente. Os fios em forma de arco passam através dos braquetes e são ligados às bandas. Apertando-se o arco, os dentes são tracionados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta.
Geralmente os ajustes dos aparelhos fixos, são feitos a cada mês pelos dentistas ortodontia, para se obter os melhores resultados, os quais, devem ocorrer no prazo de meses até alguns anos. Hoje em dia, eles estão menores, mais leves e são muito práticos quando comparados aos antigos artefatos bucais usados nas correções.