Processo para cuidar dentista restauração
O dentista restauração é uma maneira de refazer o dente afetado pela cárie, trazendo à sua forma e função normal. Durante a restauração é removida a parte do dente que está deteriorada, faz a limpeza da área atingida, em seguida preenche a cavidade limpa com um tipo de material de restauração.
Fechando as cavidades onde as bactérias possam penetrar, o dentista restauração previne uma deterioração posterior. Entre os materiais utilizados para as restaurações podem ser ouro, porcelana, uma resina composta e amálgama, dependendo a necessidade do cliente ou da própria estética bucal, fazendo com que os dentes restaurados fiquem em perfeita harmonia com os originais.
Uma técnica a se pensar além da dentista restauração, em caso da cárie ou se a fratura tiver danificado grande parte do dente, recomenda-se uma coroa ou outra técnica para recobrir o local. Se a cárie atingir o nervo ou polpa pode ser necessário usar duas formas, ou seja, tratamento de canal ou através de um processo chamado capeamento pulpar, fazendo o recobrimento da polpa para tentar manter o nervo vivo.
Técnicas para o dentista restauração
O dentista restauração poderá determinar se existe cárie que necessita de cuidados. Nas avaliações, seu dentista usará um espelhinho a fim de examinar as bases de cada dente. Qualquer anormalidade será examinada com instrumentos especiais. Pode-se usar também uma radiografia completa da boca ou apenas em algumas partes, dependendo a visão do odontologista. O tipo de tratamento que será realizado dependerá da análise para haver uma ampla cobertura dos locais afetados. Entre as fases da restauração estão:
- Anestesia local;
- Remoção da cárie;
- Condicionamento ácido;
- Aplicação da resina;
- Polimento.
Em certas pessoas ocorre sensibilidade após o processo de dentista restauração. O dente pode ficar sensível a diversos tipos de ações como líquidos, alimentos, ar ou mudança de temperatura. Em geral, deve-se a que a restauração ficar elevada em relação à base original. O método mais eficaz é retornar ao dentista para alinhar da forma correta.
Também existem casos de um choque agudo que o paciente sente ao tocar os dentes após a dentista restauração. Esse processo é o chamado choque galvânico. Sempre é causado por dois metais, produzindo uma espécie de corrente elétrica em sua boca. Para exemplificar, se houver uma restauração nova de amálgama em um dente inferior e tivesse uma coroa de ouro no dente de cima.
Costumes que levam a dentista restauração
Entre as várias causas da cárie é a necessidade de dentista restauração, está o tabaco e seus derivados, estudos mostram e alertam que pessoas que fumam possuem seis vezes mais a possibilidade de desenvolver doença periodontal avançada, quando comparado aos não fumantes trazendo diversos prejuízos à saúde e financeiro, pois além de se gastar com os tabacos, gasta-se com tratamentos e medicamentos, os quais, poderiam ser evitados.
Outros fatores para a ocorrência de cárie, dentista restauração inclusive para a saúde como um todo, são os piercings, fazendo a incidência de infecções orais serem comuns, mas também podendo danificar dentes lascados ou rachados, estes acessórios podem conduzir a retração da gengiva, e pode fazer com que os dentes fiquem moles e caiam, prejudicando o conjunto bucal.