O tratamento de canal precisa de um bom dentista
Só quem já teve essa experiencia sabe da dor de dente intensa que é ter um canal para fazer. Por diversas vezes, esse sintoma de dor pode indicar que está na hora de fazer um tratamento de canal, mas ainda é normal o paciente ter dúvida sobre o caso, por isso, vale se informar com um dentista para tratamento de canal.
Somente o dentista para tratamento de canal pode indicar se está ou não na hora de realizar esse tratamento, e isso é apontado com idas com consultório para exames detalhados. Será avaliado a saúde bucal do paciente para encontrar o problema e decidir a melhor forma para corrigi-lo. Além disso, o paciente pode notar alguns sintomas, que indicam a necessidade de um tratamento, esses sintomas podem ser:
- Alteração na pigmentação do dente;
- Abscesso gengival;
- Traumas;
- Cárie aprofundada;
- Sensibilidade com alimentos.
Vale lembrar que essa área que trata os canais, é conhecida como endodontia. Que tem um profissional especializado para solucionar lesões ou doenças que estão ligadas diretamente a polpa do dente.
Como é o dentista para tratamento de canal?
O tratamento de canal consiste em fazer a remoção da polpa que está danificada pela cárie, essa polpa é retirada com o auxílio de uma lima, manuseada pelo dentista para tratamento de canal. É sempre prudente por parte do profissional realizar uma limpeza, livrando a boca de bactérias e possíveis infecções.
É comum para o paciente perder a sensibilidade do dente tratado, embora se mantenha esteticamente integro. Isso acontece graças a remoção de polpas e nervos, com isso, o dente fica impossibilitado de ter qualquer tipo de dor, ou até mesmo outras sensações, durante alimentação, tratamento ou até mesmo quando é escovado.
Existem casos em que o dente já teve um tratamento de canal, e não foi bem-sucedido, quando isso acontece, é necessário um retratamento. O dente será aberto mais uma vez, e os mesmo procedimentos realizados, com intuito de eliminar qualquer resquício, acabando de vez com o possível problema e infecção que pode ser gerada.
A obturação de dente
A obturação pode ser chamada de último passo para a finalização de um tratamento eficaz. Ela tem o intuito de fechar a parte do dente que foi extraída a polpa, com isso, eliminando as bactérias e acelerando o processo de cicatrização para os tecidos. Essa obturação é como se fosse uma espécie de massa, colocado pelo dentista para tratamento de canal. Após alguns dias do procedimento finalizado, o paciente tem que voltar ao consultório, e o dentista para tratamento de canal analisa a necessidade de alguma manutenção ou não.
Quando o dentista para tratamento de canal conclui que é seguro e foi bem-sucedido, ele faz o preenchimento do espaço em aberto com material específico, é uma espécie de cimento endodôntico. O orifício que está aberto também é restaurado com um material similar, com a cor de um dente natural, para preservar a estética.
Vale ressaltar que essa etapa, é muito importante que o dentista para tratamento de canal tenha o devido cuidado ao fechar muito bem todos as aberturas, para impedir possíveis infiltrações e impedindo a proliferação de bactérias.