PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
dentista para criança
dentista para criança

dentista para criança

Como encontrar um bom dentista para criança?

Quem tem filhos sabe o quão importante é contar com toda assistência para que a criança esteja bem amparada em todos os momentos de sua vida. E para pais e responsáveis, um dos assuntos prioritários, que deve ser tratado com alto cuidado é a saúde dessa criança, afinal, esse é o bem mais importante que uma pessoa pode ter, e quando se trata especificamente de crianças, que naturalmente possuem uma condição mais frágil, pois ainda está se desenvolvendo, é fundamental contar com uma boa assistência.

E no que se refere a saúde infantil, logo há a associação com a pediatria, especialidade da medicina voltada para os cuidados com esse público, e que de fato é muito importante, porém, acompanhar o desenvolvimento de uma criança sob o ponto de vista de sua saúde não se restringe apenas a medicina, mas a odontologia. E um dos profissionais mais importantes nessa jornada é o dentista para criança, também conhecido como odontopediatra.

Essa área é bastante querida pelos estudantes de odontologia, sendo que muitos acabam se especializando nela, e dessa forma, há uma grande oferta desses profissionais no mercado. Não é difícil encontrar uma clínica de odontologia que tenha um dentista para criança, o que é bastante positivo já que os cuidados com a saúde bucal deve começar na infância para que se torne um hábito ao longo da vida.

Entretanto, assim como para a contratação de outros profissionais ou prestadores de serviço, é importante fazer uma pesquisa mínima para então encontrar um bom dentista para criança. Afinal, esse especialista estará lidando com algo bastante valioso e frágil que é a saúde de seu filho, neto ou de outra criança de sua estima. Por isso, fazer uma busca pela formação desse profissional é um dos principais passos para se encontrar um bom especialista. Se possível, portanto, é interessante checar se a pessoa é graduada e em qual universidade, bem como se possui tal especialização. Quem prefere algum profissional mais experiente pode também checar há quanto tempo o dentista para criança atua nessa área.

Além do mais, é recomendado que se visite a clínica odontológica antes de levar a criança para conhecer as condições de suas instalações, ou seja, se é bem equipada, se possui instrumentos modernos, se é bem higienizada e se dispõe de uma boa infraestrutura de modo geral. Há clínicas próprias de dentista para criança, e há os estabelecimentos que quando dispõe desse setor, o caracterizam de maneira mais lúdica, colorida e divertida para que a criança se sinta à vontade, confortável e não fique com medo.

Aliás, esse é um dos motivos que faz com que o dentista para criança, ou odontopediatra, seja o profissional mais indicado para o tratamento infantil. Além do conhecimento técnico a respeito do desenvolvimento da saúde bucal infantil, o dentista para criança está preparado e saberá como lidar com um paciente que eventualmente esteja com medo, chore ou se recuse a se submeter a consulta.

Algumas pessoas levam os filhos a um dentista generalista, que até serve na maioria dos casos, porém, contar com o serviço específico de um dentista para criança é o mais indicado. Assim, também é possível que esse profissional acompanhe o desenvolvimento do paciente até a adolescência, sendo o ideal para o que se refere aos cuidados com o corpo humano de qualquer pessoa. Poder contar com um profissional que conheça a criança desde bebê é extremamente benéfico para o seu acompanhamento.

O dentista para criança, portanto, conhecerá cada dentinho do seu paciente quando tiver a oportunidade de acompanhá-la por anos, logo, as possibilidades de evitar problemas e de tratá-los de maneira mais efetiva é muito maior. Fora que a relação entre o profissional e o paciente se torna mais próxima e todos acabam ganhando com essa proximidade, afinal, um dentista para criança não precisa e nem deve ser um especialista “distante”, mas sim que seja um amigo do seu paciente, e claro, que se relacione também com seus pais e responsáveis, pois assim também, ele pode ser acionado com mais facilidade no caso de qualquer emergência.

E para encontrar um bom dentista para criança, além de fazer uma boa busca na internet, é indicado que se pesquise por recomendações de familiares, vizinhos, amigos, pais de coleguinhas dos seus filhos e até mesmo no colégio em que eles estudam. O que não se pode fazer é deixar de levar o pequeno em um dentista para criança, e não só levar uma vez e pronto. É fundamental que a criança seja introduzida nesse universo de cuidados com a saúde bucal e mantenha uma rotina de visitas a esse profissional para que ela se habitue e, seja estimulada a zelar pela própria saúde bucal.

Com qual idade começa-se a ir ao dentista?

Quando uma pessoa se questiona e tenta lembrar sobre quando foi a primeira vez em que foi ao dentista, se ela se lembrar é porque sua ida a um consultório odontológico aconteceu mais tarde do que deveria. E isso acontece porque as memórias que as pessoas têm a respeito de sua infância normalmente são pertencentes a faixa dos quatro ou cinco anos de idade. É muito difícil alguém lembrar algo que tenha acontecido em sua vida antes disso.

Fora isso, é mais difícil ainda que uma pessoa se lembre se realmente foi em um dentista para criança ou se foi atendido em sua infância por um dentista generalista. E se sua primeira visita ao dentista aconteceu depois dessa fase de quatro ou cinco anos de idade, saiba que ela foi bem mais tarde do que deveria ser. Isso porque uma criança deve ir pela primeira vez a um odontopediatra quando começam a nascer seus primeiros dentes, ou seja, por volta dos cinco ou seis meses de idade.

Logo, é praticamente impossível que alguém se lembre de sua primeira ida a um dentista para criança se essa aconteceu no período recomendado pelos especialistas. E infelizmente, como não é de conhecimento dos pais e responsáveis, as crianças passam vários anos, justamente os iniciais, que são os mais importantes, sem um acompanhamento profissional que possa cuidar, prevenir problemas e se antecipar a qualquer enfermidade ou anomalia que possa acometer a saúde bucal.

Muitos problemas que acometem a cavidade oral de uma pessoa adulta começaram na infância. É o caso, por exemplo, de dificuldades no desenvolvimento da estrutura bucal ou em problemas de posicionamento da arcada dentária, especialmente se a criança faz uso de chupeta, mamadeira ou tem o hábito de chupar o dedo. Mas, vale ressaltar que questões genéticas também tem um grande papel nesse tipo de problema, por isso, mesmo que uma criança não chupe chupeta, mamadeira ou o dedo ela pode desenvolver alguma dificuldade de desenvolvimento de sua estrutura bucal.

E quando detectados na infância, problemas desse gênero são mais fáceis de serem tratados, sendo as possibilidades de tratamento mais rápidas e muito mais eficazes, especialmente diante do avanço da tecnologia no campo odontológico e do desenvolvimento de novas técnicas e especialidades como é o caso da ortopedia funcional do maxilar. Essa área trata justamente de problemas relacionados ao crescimento e formação dos ossos da face e é voltada para crianças a partir de dois ou três anos de idade, sendo bastante importante e eficaz também para adolescentes, haja visto que quanto mais cedo, ou seja, quanto mais anteceder a fase adulta, mais serão as chances de se tratar esse tipo de problema.

A ortopedia funcional do maxilar é relativamente nova dentro do que é a ciência da odontologia, porém conquista cada vez mais adeptos diante de sua importância. Os tratamentos dentro dessa especialidade são essencialmente baseados na recomendação de uso de aparelhos bucais removíveis que movimenta de forma gradativa a estrutura óssea de uma criança ou adolescente.

Uma outra especialidade bastante requisitada nesse sentido é a ortodontia, que pode parecer, mas não é a mesma coisa do que a ortopedia funcional do maxilar. Enquanto os tratamentos ortodônticos focam na movimentação dentária, a outra especialidade é direcionada para tratar a estrutura óssea. Quando o dentista para criança for procurado para tratar problemas relacionados ao desenvolvimento da arcada dentária, por exemplo, é recomendado verificar com esse profissional qual é a especialidade mais indicada para o caso, se a ortodontia ou a ortopedia facial.

A utilização de aparelho bucal e/ou dental, especialmente móveis, é comum na infância e os pais ou responsáveis não precisam se preocupar. A criança rapidamente se adapta. E mais, ela mesmo começa a sentir os efeitos positivos do tratamento como uma melhora na respiração, na mastigação, na fala e na sua qualidade de vida de modo geral. Basta ensiná-la e estimulá-la a higienizar bem tanto sua boca quanto o acessório. A propósito, saiba quais são os principais cuidados que se deve ter com um aparelho removível:

  • Primeiramente, é preciso que a criança seja ensinada a higienizar corretamente tanto o acessório quanto a sua boca. E para limpeza do aparelho, é preciso que esse esteja fora da cavidade oral. Lavado com água corrente, o próprio paciente poderá passar sua escova de dentes de cerdas macias no aparelho com um pouco de creme dental (que também é o específico para a faixa etária) e assim lavar diariamente o item;
  • Para que o tratamento ortodôntico seja bem-sucedido, é importante que tanto o dentista para criança quanto os pais e responsáveis consigam conscientizar o paciente sobre a quantidade de tempo que o aparelho deve ficar na boca e claro, que monitorem a utilização do item. Lembrando que quanto mais horas por dia a criança fizer uso do aparelho, mais rápida será a conclusão do tratamento;
  • E por falar nesse assunto, é bastante importante também que, ao retirar o aparelho da boca, a criança o coloque em um local seguro, em que ele esteja protegido contra quedas impactos e contra contaminações. Por isso, guardá-lo na própria caixinha disponibilizada pelo dentista para criança é a melhor opção;
  • É indicado, inclusive, que quando a criança for para a escola, por exemplo, que ela leve consigo um kit de higiene bucal que inclui a escova de dentes apropriada para sua faixa etária, o creme dental idem, uma caixinha de fio dental e o recipiente próprio do aparelho para que a criança possa armazenar de maneira segura o acessório enquanto não estiver utilizando;
  • É bastante importante que a criança tenha a dinâmica desse cuidado na cabeça, porque toda vez que ela for se alimentar, seja em casa ou fora dela, é preciso que o aparelho seja removido da boca;
  • No mais, um cuidado que já compete aos pais e responsáveis é o comprometimento de levar o paciente ao dentista para criança uma vez ao mês para que seja feita a manutenção do aparelho e assim o tratamento discorra de maneira saudável e eficiente.

Doenças bucais comuns na infância

A saúde bucal infantil é um tema de alta relevância por diversos motivos, e não deve receber um tratamento negligente ou menor do que merece, pois esse assunto é também uma pauta de saúde pública. Crianças bem cuidadas tendem a crescer adultos saudáveis e com uma alta dose de consciência a respeito do seu próprio corpo e dos cuidados para com ele. E isso traz uma série de impactos positivos não apenas na qualidade de vida do próprio indivíduo, mas também no que se refere a algo mais amplo, pois quanto menos pessoas estiverem doentes (haja vista que a saúde bucal é uma área muito suscetível a doenças), menos elas irão se ausentar dos seus trabalhos, estudos e demais atividades e mais elas serão produtivas.

Investir na prevenção de problemas odontológicos significa fazer um investimento no próprio bem-estar, mas também representa uma sinalização para uma vida de mais ganhos e menos perdas em diversos sentidos. No aspecto da qualidade de vida, da saúde, da imagem pessoal e até financeiro.

E assim como diversas outras questões que interferem no cotidiano de uma pessoa, a saúde bucal também é um tema muito ligado ao que aconteceu no passado, na sua infância, em como esse assunto foi tratado por seus pais e responsáveis. Pode-se fazer um comparativo simples a respeito de como ir ao dentista para criança regularmente e dispor de outros cuidados com a saúde bucal interfere mais adiante na qualidade de vida do indivíduo.

E esse exemplo também tem relação com a saúde, mas em outro aspecto. De acordo com especialistas, cerca de 50% da radiação que recebemos na vida acontece até os 18 anos de idade. Portanto, ensinar as crianças o hábito de passar protetor solar, de utilizar bonés ou chapéus e de não abusar do sol de maneira excessiva faz com que ela evite problemas no futuro.

E parecida com essa situação é a temática da saúde bucal. Quanto mais o indivíduo for estimulado na infância a realizar sua higiene bucal de maneira apropriada, ir a um dentista para criança e manter hábitos saudáveis, sobretudo no que diz respeito a alimentação, consumo de água, horas de sono e prática de atividades físicas - pois tudo isso impacta na saúde bucal - melhor será para ele em sua vida adulta. Certamente essa pessoa estará mais protegida de doenças bucais.

Mas não é só na vida adulta que se deve pensar quando se ensina uma criança a zelar pela própria cavidade oral, é fundamental que seja explicada a ela que esses cuidados trazem benefícios ainda na infância. Afinal, cuidar da saúde é positivo a curto, médio e a longo prazo. E no que se refere às adversidades mais comuns que acometem crianças devido a uma série de fatores, pode-se destacar a famosa e temida cárie.

Por mais que esse seja um problema que atinge adultos também, as crianças estão entre as principais vítimas. E isso acontece porque além de essa faixa etária mais jovem estar mais exposta a uma dieta bem açucarada, composta por bolachas recheadas, refrigerantes, danones e outros alimentos e bebidas com alto teor de glicose, crianças ainda não sabem exatamente como higienizar os seus dentes, e quando não supervisionadas diariamente e cuidadosamente por pais e responsáveis, podem não limpar sua boca como deveriam.

E quando há o consumo desses e de outros tipos de alimentos sem uma higienização adequada, há o encontro de resíduos alimentares com bactérias presentes na boca, que resulta em um ácido que desgasta o esmalte do dente e vai danificando as camadas em direção a parte interna da dentição. Logo, a cárie pode fazer um estrago muito grande na saúde bucal desse indivíduo.

Dessa maneira, é importante que se faça visitas regulares ao dentista para criança para que o odontopediatra monitore e elimine qualquer indício de que haja uma cárie se instalando na dentição. Um aliado nessa prevenção é o flúor, mas que deve ser aplicado com moderação, especialmente no caso de crianças. Na água da torneira a qual se tem contato diariamente, inclusive para o momento da escovação, já há uma quantidade de flúor. Além disso, no creme dental infantil, também há a presença dessa substância para que o dente fique protegido.

Mas, pode ser que o contato com o flúor não seja suficiente apenas nessas condições, e nesse caso, é importante que o dentista para criança avalie se há a necessidade de aplicação desse produto ou de selantes para que os dentes fiquem mais protegidos contra esse problema.

Vale destacar ainda que uma cárie no dente de leite pode causar danos da dentição permanente e assim ser um problema maior para a criança. Assim sendo, é de grande valia que se inicie a rotina de limpeza bucal o quanto antes. Nas primeiras semanas de idade de um bebê, pais e responsáveis podem consultar um dentista para criança para conhecer melhor as técnicas de higienização bucal nessa faixa etária e assim trabalhar na prevenção.

Mas além da cárie, um outro problema bastante comum na infância, por incrível que pareça, é a halitose. E ao contrário do que se imagina, o mau hálito não é sempre causado por problemas estomacais, é muito diferente disso já que as principais razões para esse quadro estão relacionadas a doenças bucais. Cerca de 90% dos casos de halitose têm conexão com cárie, gengivite, periodontite e placa bacteriana.

Logo, há aí um outro sinal de alerta, pois além da cárie, problema bastante conhecido entre pais e constantemente levados ao consultório de dentista para criança para tratamento, os pequenos sofrem com outras doenças como a inflamação na gengiva (gengivite), no periodonto (periodontite) e com biofilme (placa bacteriana), sendo boa parte dessas enfermidades (100% dos casos da placa bacteriana) devido a uma higienização bucal inadequada.

A erosão dentária, caracterizada pela perda do esmalte do dente, deixando a dentina - camada interna e mais amarelada - exposta, normalmente provocada pelo consumo de refrigerantes, sucos ácidos e medicamentos também é um problema bucal comum. E nesse caso, o dentista para criança deve ser procurado o quanto antes, assim que for detectada qualquer mancha um pouco mais amarela na dentição do pequeno.

Por fim, um dos problemas bucais bastante frequentes na infância, porém que também demandam cuidados de um dentista para criança é a monilíase, enfermidade conhecida como sapinho. Trata-se de uma infecção da orofaringe causada por fungos e que, se possível, requer um acompanhamento multidisciplinar com um dentista para criança e um pediatra.

Há ainda outros problemas bucais que podem acometer crianças de todas as idades e que, portanto, devem ser acompanhadas de perto um dentista para criança desde o primeiro ano de vida, aliás, desde os primeiros cinco ou seis meses de idade. Dessa maneira é muito mais fácil prevenir e tratar qualquer tipo de problema bucal. Ir regularmente a um dentista para criança é benéfico para o próprio paciente, mas também para pais e responsáveis, que também aprendem mais a cada visita ao consultório odontológico, e que acabam levando para si e para as crianças a importância de se cuidar e de tratar bem a saúde bucal, uma parte tão importante do organismo. Fora isso, vale a máxima de que prevenir é melhor do que remediar, e evitar o sofrimento é sempre muito mais recomendável do que correr atrás de soluções.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba