A moda da lente de contato
Esse procedimento faz parte de um arsenal de procedimentos que a odontologia possui. O dentista lente de contato têm usado esses materiais superfinos feitos de porcelana para corrigir imperfeições. Um de seus maiores benefícios é chegar até durar 20 anos, assim, evitando o desgaste do esmalte natural dos dentes, ao contrário do que fazem as facetas comuns.
Essa técnica existe há alguns anos, mas agora que está virando moda nos consultórios. A lente tem entre 0,2 mm e 0,4 mm de espessura, enquanto as facetas tradicionais têm pelo menos 1 mm. Esse procedimento pode ser útil também para quem quiser aumentar o tamanho dos dentes, se forem muito separados, com grande espaço entre eles.
Para entender bem, a lente de contato serve principalmente para:
- Correção de imperfeições;
- Clareamento de leves manchas;
- Dentes lascados;
- Dentes com fraturas.
Como o dentista lente de contato faz o procedimento
Caso o dente esteja com uma leve pendência para algum dos lados, é possível corrigir seu posicionamento e alinhamento junto com o do lado. A lente de contato pode ser usada em um ou mais dentes, mas na maioria dos procedimentos é realizada em pares, normalmente nos dentes da frente até o primeiro pré-molar. Realizando o procedimento desta forma, fica mais fácil obter um resultado adequado principalmente das cores dos dentes.
A lente é colocada após a confecção de um molde e claro, depois da aprovação do paciente. O dentista lente de contato precisa de somente uma sessão para aplicação do material. Começando passando uma espécie de acido sobre o donte, depois aplicando um cimento dental e por último silano, grudando o cimento na porcelana.
Quando ocorre uma raspagem convencional, há o risco da dentina ser atingida, dentina nada mais é que a segunda camada do dente. Nela ocorrem as reações nervosas do dente, dando as reações de sensibilidade, por exemplo. Por esse motivo, o método convencional é necessário a aplicação de anesia no paciente, fato esse que não há necessidade quando feito a lente de contato.
Segundo um dentista lente de contato, o método pode não ser bom para quem tem os seguintes hábitos:
- Ranger os dentes;
- Roer unhas;
- Morder canetas.
A manutenção da lente de contato
O dentista lente de contato realiza a manutenção no próprio consultório odontológico. O correto indicado pelos especialistas é voltar para o dentista lente de contato a cada seis meses, quando o tratamento foi realizado recentemente, após isso, o período de visita pode aumentar para um ano.
Para o procedimento ser totalmente eficaz, o dentista lente de contato recomenda evitar o consumo de certas bebida e alimentos, pelo menos nos primeiros meses de tratamento. Pois a porcelana aplicada tem propriedades similares as do esmalte encontrado em nosso dente, sendo ate mais resistente, mas é bom evitar. O consumo inadequado de algo com muito corante, pode afetar todo um trabalho realizado pelo profissional, chegando até a ser refeito, algo que o paciente não gostaria que acontecesse. Portanto, siga todas as recomendações do dentista lente de contato.