Como o dentista extração trabalha?
Quando acontece um problema no nascimento de um dente, como o nascimento parcial apenas, é recomendado a ida até um dentista extração, para que, esse dente possa ser retirado. Caso esse dente não seja removida de forma rápida e adequada, pode gerar problemas como inflamações, levando até infecções. Se tornando algo de estado grave.
Esses dentes que nascem de forma parcial, são chamados pelos especialistas de dentes inclusos, esses dentes tentam rasgar o tecido da gengiva, causando uma dor intensa para o paciente. Esse dente pode causar problemas a todo o sistema da arcada dentária, afetando diretamente as raízes, empurrando os dentes para o lado, devido a sua grande pressão. Além desse motivo, um dente pode necessitar ser extraído por:
- Cárie aprofundada no dente, afetando a raiz;
- Infecção que desgasta parte dos dentes ou arcada óssea;
- A falta de espaço para o nascimento do dente.
Como funciona a extração dos dentes?
Antes de já partir para a retirada do dente, ou mais que sejam. O dentista extração precisa analisar o histórico dental do paciente, providenciando todos os exames necessários. Esses exames mais detalhados tem como objetivo revelar detalhes sobre o dente que será removido, como seu tamanho e posição que se encontra. A partir dessas informações, o dente poderá ser extraído com total segurança, da maneira correta. Vale lembrar que, nenhuma extração é realizada a sangue frio, qualquer tipo é aplicada a anestesia local, eliminando qualquer dor que o paciente possa ter durante o procedimento.
Para fazer a extração da melhor forma possível, o dentista extração tenta deslocar o dente do osso, utilizando a ferramenta adequada. Caso seja preciso, a área que foi feita a extração poderá ser remodelada, através de um molde especifico para o osso. Finalizando essa parte do procedimento, o dentista irá fechar a área com pequenos pontos, sendo retirados em torno de 7 dias.
Para que o paciente não tenha muitas dores após o procedimento, é necessário que ele siga algumas recomendações, tais como:
- Coloque gelo no rosto caso haja inchaço excessivo;
- Evitar mastigar alimentos duros, apenas alimentos mais pastosos e gelados para diminuir a sensação de dor;
- Evite o uso de cigarro, o calor jogado para dentro da boca pode abrir os pontos.
O pós de uma extração
Para que tudo ocorra da melhor maneira possível, é de suma importância manter a área da extração bem limpa, assim as infecções serão prevenidas. É comum que o dentista extração peça para que o paciente fique com um pedaço de gaze na boca, ajudando no sangramento excessivo. As próximas 24 horas são essenciais para a cicatrização da boca, evitando fumar, gargarejos e bochechos.
Dor e desconforto, até mesmo cansaço são comuns logo após sair do consultório de seu dentista, dependendo do caso, será indicado algum remédio, como um analgético. Se a dor não melhorar depois das 24 horas seguintes, houver sangramento, inchaço na região ou até mesmo febre, o seu dentista deve ser contado imediatamente. Dando total preferencia a sua saúde e bem-estar.