Processo de um dentista especializado em prótese
Toda vez que uma pessoa perde um ou mais dentes, ou está com seus dentes com a vida contada, principalmente pela idade, A solução vem de um dentista especializado em prótese. Quando a pessoa preza pela sua imagem e claro, autoestima, vai optar colocação de uma prótese dentária adequada, podendo recuperar muito amém que sua estética, mais as funções que fazia com a sua dentição original.
A primeira coisa que esse futuro paciente deve fazer é procurar um bom dentista especializado em prótese, um dentista ou clínica de sua confiança, ou por já ter realizado algum outro tratamento no local ou por indicação de alguém próximo, com resultados satisfatórios. A escolha da prótese ideal é uma junção de conceitos, e dada pelo dentista especializado em prótese, ele é quem vai especificar qual melhor tipo de prótese para a boca daquele paciente, já que, como sabemos, cada caso é um caso.
Existem algumas opções de próteses dentárias que o paciente pode vir a possuir, próteses essas que se encaixam perfeitamente em sua boca, mas é claro, o processo precisa ser feito de maneira correta, pelo profissional e sua equipe. Os tipos de próteses que podem ser implantadas na boca de um paciente, são:
- Dental removível;
- Dental fixa;
- Prótese total ou parcial;
- Integrada a implantes dentários.
Adaptação para dentadura
Quando fazemos qualquer tipo de procedimento é necessário um tempo para adaptação, em caso da implantação de uma prótese dentária essa adaptação pode demorar um pouco mais, por se tratar de uma região complicada. Quando o processo é muito recente, normalmente os pacientes têm um certo incomodo, estranhando de começo, podendo até afetar um pouco a fala da pessoa, dando a sensação de língua presa. Conforme o tempo for passando esses e outros sintomas vão sumindo, até chegar o momento em que a boca está totalmente acostumada com a nova prótese dentária.
Dentro desses pontos, o tipo de prótese que possui mair dificuldade de adaptação é a prótese removível, mais conhecida como a boa e velha dentadura. Por elas serem removíveis, a movimentação e retirada da boca pode ocasionar alguns incômodos, trazendo possíveis dores na gengiva, se isso acontecer com certa frequência, é necessário um ajuste com o dentista especializado em prótese.
Outro fator que vale o paciente ficar em alerta é que, conforme o tempo a dentadura pode ter alguns pequenos desajustes, essas alterações são consideradas naturais. Porém, isso vai trazendo muita dor ao paciente, chegando a impossibilitar que mastigue certos alimentos, quando isso começar a acontecer, ele precisa procurar um dentista especializado em prótese quanto antes.
Caso essas dores e feridas continuem, é recomendado ficar sem a dentadura durante certo período, para descanso e cicatrização da boca. O dentista especializado em prótese pode recomendar a aplicação de um anti-séptico bucal. Se os sintomas ainda assim continuarem, será necessário analisar com calma o motivo da prótese estar tendo essa reação na boca, e se possível trocá-la.
Qual prótese devo escolher?
Quando o dentista especializado em prótese aponta quais as melhores opções serão ideias para você, é preciso pensar bem para chegar na escolha certa. Já que uma decisão equivocada pode gerar mais problemas do que soluções com o passar dos tempos. A prótese removível a chance de perda dos dentes, para perto dos 30% ao longo do tempo. Podemos ressaltar que se o paciente resolver não substituir o dente, esse valor desce para 19%.
Optar por uma dentadura, por exemplo, pode ter um custo melhor, mas o que não significa maiores gastos em um espaço de tempo mais curto. Estudos apontam que o implante de um dente é a solução ideal, oferecendo maiores benefícios em relação à estabilidade. Sendo assim, se você precisa de um bom implante, vá até uma boa clínica e garanta seu futuro sorriso.