O que um dentista endodontia faz?
Um dentista endodontia possui a especialidade odontológica de cuidar da parte interna do dente. Ou, como é chamado na linguagem popular pelos pacientes, o bem e velho, tratamento de canal. Essa função pode ser realizada pelo dentista geral. Mas, dependendo da gravidade do problema, ele tem que ser realizado pelo especialista, o endodontista.
O dentista endodontia faz tratamento do canal, localizado na parte interna do dente. A polpa é retirada, polpa essa que também é chamada de tecido mole. Esse tecido pode ter pego uma inflamação ou possuir uma infecção, dependendo do nível do estágio que se encontra. Logo após essa extração da polpa, é feito um preenchimento no buraco do canal, conhecido por todos como a obturação. Essa obturação é feita de materiais odontológicos, próprios para a boca, com a intenção de proteger de outras infecções e bactérias. Mantendo a estética do dente e claro, sua total funcionalidade. É sempre importante consultar o dentista endodontia para saber em quantas sessões esse procedimento pode ser feito.
Veja os sintomas que indicam a necessidade de um dentista endodontia:
- Dor de dente, principalmente quando se ingeri alimentos quentes ou frios;
- Dor na parte superior do maxilar, levando a possíveis dores de cabeça e ouvido;
- Trauma aparente;
- Inchaço causado por um dente infeccionado;
- Problemas mastigatórios;
- Nervo exposto.
Por que é necessário fazer um tratamento de canal?
Quando a pessoa está com qualquer tipo de lesão e inflamação no dente, é indicado o tratamento de canal para eliminar o problema, da mesma forma que, quando é encontrado uma cárie muito profunda. Esses sintomas têm a semelhança de causar uma dor constante, que incomoda até mesmo o sono. Se não tratadas da devida forma, podem vir a se tornar um abscesso, que se trata do excesso de pus na cavidade bucal. O abscesso não tratado no tempo devido, pode gerar a perda total do dento, ou até mesmo de outros dentes vizinhos. Se estiver com isso na boca, a febre ainda pode aparecer para piorar a situação, por isso, procure um dentista endodontia o mais rápido possível.
Um fator em comum, que está ao alcance de qualquer paciente, e ajuda muito no tratamento é a limpeza dental, feita de maneira correta dificulta não só essa, mais ouras doenças. O procedimento fica um pouco mais complicados quando se trata de crianças, pois como todos sabem, não é fácil controlar uma criança com medo em uma cadeira de dentista. Para isso, é necessário que o dentista endodontia conte com ajuda dos pais, para melhor realizar o tratamento.
Vale a pena prevenir!
Com o devido cuidado com a higiene da boca, se realizada de forma perfeita pode evitar situações agravantes, a contaminação de bactérias que podem gerar doenças que trazem riscos a saúde como todo. Mas é bom lembrar que, ter um sorriso branco, aparentemente limpo, não significa que sua boca está totalmente livre de bactérias, por isso, vale ficar atento.
A prevenção de moo geral, funciona para qualquer tipo de doença, principalmente a cárie, que pode surgir devido a restos de alimentos entre os dentes e má escovação. Isso também leva a formação de uma placa bacteriana, formando o tártaro. Apenas mencionando esses pontos, fica claro a importância que é uma boa higiene em nossas bocas, podendo garantir que doenças não aconteçam, pelo simples fato de escovar bem seus dentes.