Como atua o dentista de canal?
Quando chega ao ponto de precisar de um tratamento de canal, é quando o paciente tem uma cárie encontrada já em nível agravante, comprometendo outras estruturas da boca. O tratamento pode ser recomendado para outros tipos de traumas dentários, sejam eles agudos ou crônicos. Antigamente em casos assim, os dentes que apresentavam dores, eram extraídos quanto antes. Com o tratamento feito pelo dentista de canal, o dente pode ser resgatado, impedindo que ele seja extraído, evitando problemas ainda mais agravantes.
Há vários sintomas que podem apontar a necessidade de um bom tratamento de canal, um dos mais comuns é o surgimento de dores extremante fora do comum, que chegam a afetar até mesmo a cabeça e pescoço. Mas não ter nenhum tipo de dor não quer dizer que não seja necessário fazer um tratamento com o dentista de canal. Por isso, a importância de ir com certa regularidade ao dentista, fazendo exames preventivos.
Outros sintomas que podem apontar quando é necessário ir a um dentista de canal:
- Longo período de dores intensas;
- Ao comer alimentos quentes ou frios, o dente apresenta certa sensibilidade;
- Dor passando para o pescoço.
- Não consegue manter uma mastigação por mais de alguns segundos.
É preciso sempre ficar atento as dores que aparecem
Quem procurar para um tratamento de canal de qualidade?
Imediatamente o paciente pode ir em um dentista clínico geral, que através de um exame e avaliação da radiografia, vai poder diagnosticar de forma perfeita, assim indicando um dentista de canal adequado. Esse profissional vai realizar o tratamento endodôntico.
Se o tratamento de canal não for realizado no tempo adequado, ou feito de forma incorreta, pode ocorrer a morte da polpa do dente, podendo gerar uma reabsorção do osso, formando cistos, além de afetar os demais dentes vizinhos.