A importância do dentista de bebe
Esse chamado dentista de bebe, é conhecido pelos profissionais como odontopediatra. Ele é um profissional de extrema importância, responsável por orientar as corretas maneiras em relação à forma de como se deve cuidar dos dentes, prevenir as cáries e um dos pontos principais, acompanhar o desenvolvimento de toda a arcada dentária.
Com esses detalhes, os problemas mais graves podem ser corrigidos e até mesmo evitados, impedindo que afetem o desenvolvimento bucal do bebê.
O dentista de bebe deve realizar esse procedimento logo após o nascimento da criança, quando deve ocorrer a primeira consulta, dias após o nascimento. O objetivo principal desta primeira consulta é que o dentista de bebe já comece um acompanhamento, e oriente principalmente os pais a como ajudar seus filhos a terem bons hábitos desde pequenos.
Com esses hábitos, problemas sérios podem ser que nunca ocorram, como:
- Formação de placa bacteriana;
- Tártaro;
- Cáries profundas;
- Bruxismo;
- Cárie de mamadeira que se desenvolve em bebês.
Como é a primeira consulta?
Para uma primeira consulta eficiente, o dentista de bebe precisa de dois momentos, uma para conquistar a confiança da criança, que é um fator de caráter fundamental para qualquer tratamento, isso pode precisar de ajuda de alguns recursos. Como o uso de jogos, desenhos, e outros objetos que podem tornar a consulta mais lúdica.
Após essa primeira etapa, o dentista de bebe começa um exame clínico, uma espécie de avaliação feita de forma visual para poder observar a situação da saúde bucal da criança como um todo. Identificando possíveis anormalidades nos aspectos de respiração, sucção e na mastigação. O dentista de bebe, analisa se há também o uso de radiografias ou qualquer outro exame para ter um melhor diagnóstico, podendo elaborar um bom sistema de tratamento.
Além de tudo isso, o dentista de bebe vai passar todas as orientações e informações possíveis para que os pais realizem uma escovação correta em casa. Orientando sobre os movimentos que devem ser feitos e a quantidade de creme dental colocado na escova, todos esses são pontos a serem analisados.
Realização do tratamento endodôntico na odontopediatria
Para a realização do tratamento endodôntico, vale lembrar que os dentes chamados de leite, podem apresentar semelhanças em relação aos permanentes. Mas esses dentes possuem tamanhos menores, com uma camada de esmalte também menor, o que acaba deixando a polpa mais exposta. O tratamento pode conservar a polpa, quando ocorre está proteção, é possível evitar a famosa doença da cárie e canais desce cedo.
Muitas vezes ainda mesmo quando criança, pode acontecer a pulpectomia, esse sintoma consiste na perca da coroa ou necrose da polpa. Se isso acontecer a mesma deve ser extraída, evitando uma infecção até mesmo generalizada. Para isso, é essencial que o profissional conte com bons instrumentos, de preferência que não assustem o pequeno paciente.
Um bom equipamento pode melhorar e agilizar o tratamento, o tornando bem-sucedido. O dentista de bebe precisa sempre estar atento as novidades do mercado, trazendo inovações para seu consultório, melhorando ainda mais os resultados.