O dentista canal
Tudo é iniciado através de uma cárie, que não foi tratada a tempo. Vale ressaltar que a cárie é causada por bactérias, causadoras de doença. A cárie nasce bem pequena, se o paciente não perceber o surgimento e procura o dentista para tratá-la, ela vai continuar em constante evolução, danificando cada vez mais os dentes até atingir a polpa.
É justamente na polpa que está inserido o nervo, junto com vasos sanguíneos formam o dente. Quando a cárie chega até a polpa, é como se uma porta para diversas bactérias e infecções se abrisse para nosso corpo. Dai surge o real problema, pois além de proporcionar dor intensa, inchaço, vai auxiliar na entrada de outras infecções, podendo ocasionar outras doenças em diversas partes do corpo, já que elas podem se instalar através da corrente sanguínea.
Em que consiste o tratamento de canal?
Primeiramente o dentista canal precisa remover todo o tecido que está cariado, até chegar ao local onde fica o nervo. Esse nervo possui um tipo de cavidade interna sendo oca, como nesse interior há uma luz, é chamado de canal é quando será limpo e desinfectado. A limpeza dessa cavidade interna é o primeiro passo para o dentista canal fazer o tratamento.
O tratamento em si, consiste na retirada de todo tecido com cárie, na remoção de todo o nervo pego pela cárie, as bactérias da cárie podem usar esses canalículos para se fixarem, se isso acontecer, é necessário uma raspagem das paredes internas do canal com ajuda de materiais apropriados para matá-las e limpar essas regiões. Assim que o dentista canal finalizar a limpeza, será necessário o preenchimento de todo o interior da cavidade.
É importante o paciente ter a noção que o tratamento pode ter algumas complicações, sendo elas:
- Possíveis falhas para a localizar todos os canais radiculares presentes, ou seja, a não remoção completa da polpa dentária;
- Fraturas causadas na raiz do dente, impedindo a reparação dentária;
- Restaurações temporárias ou até mesmo definitivas mal adaptadas;
- Fratura dificultando ou até mesmo impossibilitando a cicatrização do dente por completo;
- A forma da raiz, pode dificultar o tratamento.
Em quantas sessões é feito um tratamento de canal?
As sessões podem variar de pessoa para pessoa e claro de caso para caso. Dependendo do nível de infecção e do tipo dela, é preciso promover uma limpeza eficaz, descontaminando da câmara da polpa do dente. Quando fazemos o tratamento com o dentista canal, ele faz o procedimento para criar meios do organismo do paciente poder se recuperar da infecção. Logo, a parte do dentista canal é de investir em meios de deixar o dente o mais limpo possível, mas uma coisa que está fora do alcance do profissional é a reação que o organismo do paciente terá ao tratamento.
Um bom tratamento de canal tem um alto índice de sucesso, com mais de 95%. Se um tratamento será refeito, o mesmo apresenta índice que pode passar dos 80%. Novas tentativas, além do disso, estão em índice bem menores. No geral, o tratamento tem um bom prognóstico. Então, o mais importante que fazer o tratamento é fazer de forma correta.