Conheça o que existe e quais os tratamentos em um consultório dentista
Por questão de medo ou de curiosidade, muitas pessoas se questionam sobre o que acontece no consultório dentista. Quais os procedimentos, tratamentos, quais os instrumentos utilizados em cada situação, tudo que envolve o ambiente, em algum momento já foi questionado por alguém.
Para um tratamento dentário, o profissional utiliza diversos materiais que o auxiliam em suas funções, sejam elas limpezas, restaurações, obturações, tratamentos com laser, para colocar e para retirar substâncias no dente, parar cortar, suturar entre tantos outros processos que acontecem no consultório dentista, alguns deles são:
- Espelho - ele é utilizado em exames clínicos para aumentar a imagem refletida para que assim, o dentista consiga enxergar com detalhes a situação da boca do paciente. Os espelhos podem ser côncavos ou planos;
- Sugador descartável - utilizado para remover o excesso de saliva da boca, a ferramenta auxilia na execução dos trabalhos do dentista;
- Sonda periodontal - é uma pinça de afiada, utilizada junto com o espelho durante o exame clínico. Com ela, o profissional consegue verificar a existência de cáries, por exemplo, ou outros problemas no dente;
- Seringa carpule - é a seringa específica para uso em consultório dentista que faz a aplicação de anestesias. Ela também serve para a irrigação dos canais radiculares, adormecendo áreas específicas para que o paciente não sinta nada;
- Hollemback - é o material que realiza a inserção de materiais mais pastosos, como resinas e também curativos, na cavidade dental;
- Conjunto de fórceps - é usado para extração de dentes de leite e também de dentes permanentes da mandíbula e maxilar.
Além disso, é muito importante que no consultório dentista use também um avental, conhecido como jaleco, para protege-lo de possíveis respingos bucais dos pacientes, também os protege de produtos que são utilizados nos tratamentos ou no momento de lavagem dos instrumentos. Assim como o jaleco, outros três itens são obrigatórios, o óculos de proteção, geralmente feito em acrílico para impedir a entrada de microrganismos nos olhos e também materiais que podem se soltar durante os procedimentos. A máscara que protege nariz e boca, já que o dentista fica muito próximo do paciente. E por fim, as luvas, utilizadas para procedimentos clínicos, para limpeza e também para cirurgias.
Especialidades odontológicas
Mas além da curiosidade a respeito dos materiais utilizados no consultório dentista, muita gente também se questiona a respeito das especialidades do dentista e quais os cuidados realizados por cada um deles. Existem especialidades pouco conhecidas e outras que fazem parte da rotina de diversos pacientes.
Clínico geral
Conhecido também como cirurgião-dentista é o profissional mais visitado e o que a grande maioria conhece. Ele é responsável pela preservação, pelo diagnóstico e também pelo tratamento de doenças que se desenvolvem na boca e nos dentes. A primeira análise do caso é feita pelo cirurgião-dentista, que percebendo a necessidade de cuidados específicos, encaminha o paciente ao profissional especializado.
Endodontista
É o dentista que cuida da polpa dentária, que são os nervos presentes na parte interna dos dentes, onde estão os canais radiculares e os tecidos responsáveis pela defesa, nutrição e sustentação dos dentes. O tratamento de canal realizado no consultório dentista é feito pelo endodontista.
Periodontista
É ele quem estuda e cuida de doenças gengivais, como gengivite e periodontite. Ele é o profissional responsável pelo cuidado com o sistema de implantação e suporte dos dentes, tudo isso, para que eles permaneçam firmes e fortes dentro da boca do paciente.
Ortodontista
Realiza a colocação de aparelhos fixos ou móveis a fim de alinhar os dentes. Além disso, esse profissional também ajuda na prevenção e no tratamento doso problemas que envolvem crescimento e desenvolvimento da arcada dentária, da mandíbula e do rosto de modo geral.
Protesista
Trabalha com a reabilitação bucal estética, fonética e a mastigação. Esse profissional atende e também indica a confecção de próteses dentárias, fixas ou móveis para que a recuperação aconteça. O protesista é diferente do protético, por exemplo, que é o profissional que faz as estruturas de próteses.
Cirurgião bucomaxilofacial
É o responsável pelo tratamento de maneira cirúrgica de doenças que atingem a cavidade bucal e toda a sua região. O profissional trata de deformidades faciais e também de traumatismos, trazendo de volta a autoestima e a funcionalidade do rosto da boca para diversos pacientes.
Outros profissionais especializados no consultório dentista
Nem todo mundo sabe, mas existem também os profissionais especializados em cada fase da vida. O primeiro consultório dentista que visitamos na vida, é o do odontopediatra. Ele cuida da saúde bucal a partir dos seis meses, porém, muitas gestantes já realizam acompanhamento com esse especialista para maiores dicas e cuidados com o bebê no momento do nascimento. Ele auxilia na prevenção dos dentes de leite até a chegada dos dentes permanentes, e também cuida para que esses não tenham problemas futuros. Além disso, o odontopediatra ajuda no desenvolvimento da fala e da mastigação certeira das crianças. O acompanhamento com esse profissional, geralmente vai até os 12 anos de idade, mas existem casos que se estendem e vão até os 18 anos.
O odontohebiatra é responsável pela saúde bucal dos adolescentes. Por se tratar de uma época em que muitas mudanças, hormonais e físicas acontecem, o especialista sabe bem como tratar os problemas bucais que surgirem, além de sanar as dúvidas que pairam na cabeça dos adolescentes. Os profissionais dessa área, visam atuar juntamente com procedimentos que ajudem na formação de uma geração preocupada com a saúde bucal e que realiza visitas periódicas no consultório dentista.
Já a odontogeriatria é a área dedicada aos cuidados da população idosa. Chegar na terceira idade e poder contar com cuidados bucais específicos que ajudam a manter um sorriso bonito e saudável, é o que todos nós queremos, e os odontogeriatras são especialistas nas características que surgem nessa fase da vida e são os auxiliadores em cuidados, prevenções e tratamentos bucais para idosos.
Atenção redobrada
Conhecer mais sobre os profissionais, consultório dentista, instrumentos e tudo que envolve a odontologia é importante para que a atenção com a saúde bucal seja redobrada, isso porque diversos problemas parecem ser inofensivos, mas na verdade comprometem sorriso e qualidade de vida.
Cárie
Um problema muito comum, que atinge pessoas de diversas idades, sejam bebês ou idosos, a cárie acontece quando a ingestão de alimentos com carboidrato e açúcar é feita em grandes quantidades e também quando a higiene bucal é feita de maneira precária. As bactérias que estão presentes na boca transformam os alimentos em ácido e com isso, restos de comida, bactérias e mucos se transformam em placa que, aderem ao dente e se não eliminadas, se transformam em cáries. Os ácidos da placa correm o esmalte do dente. Para reverter a situação, é preciso ir até o consultório dentista para que a obturação seja feita. O dentista remove o material deteriorado, limpa a cavidade dental e então a preenche, geralmente com porcelana ou resina. É de extrema importância que os cuidados com a higiene bucal sejam mantidos para que a cárie não apareça.
Gengivite
Outro problema que atinge diversas pessoas é a gengivite, primeiro estágio da periodontite. Se a limpeza da boca não é certeira, o acumulo de placas começa a acontecer e elas ficam estacionadas na próximas às gengivas, que inflamam, ficam sensíveis e sofrem alterações. Alguns sintomas clássicos de gengivite são sangramentos durante a escovação, gengiva mais avermelhada e mais inchada do que o normal e mau hálito. Apesar disso, a gengivite não dói, podendo passar despercebida, ainda mais em pessoas pouco atentas as mudanças na boca. No consultório dentista é feita a limpeza para eliminar a placa e novos hábitos e higiene bucal são passados ao paciente.
Periodontite
Já a periodontite, é uma doença gengival que ultrapassa os tecidos, chegando aos ossos e comprometendo a estrutura dos dentes. As bactérias liberam toxinas específicas que aumentam a inflamação e levam a perda de sustentação, em casos muito graves, os dentes chegam a cair. O principal motivo para que a periodontite aconteça é a falta de higiene na boca, mas fatores como tabagismo, desnutrição, predisposição genética, diabetes, alterações hormonais entre outros, também podem ocasionar a doença. Os sintomas costumam ser parecidos com a gengivite, porém com presença de pus na gengiva e dentes com mobilidade. No consultório dentista é feita uma análise do caso e através de radiografia, o dentista consegue analisar o nível de perda óssea. Com isso, pode ser indicada a raspagem de placa ou então cirurgia.
Halitose
Um desconforto muito grande chamado mau hálito ou halitose é o desconforto de muita gente. Estima-se que 90% dos casos de mau hálito vem da boca, por conta da falta de higiene. A escovação após as refeições, o uso do fio dental e do enxaguante bucal pelo menos uma vez ao dia, são hábitos que fazem a diferença, mas que infelizmente, são deixados de lado. A halitose afeta diretamente o relacionamento interpessoal do individuo, por isso é importante tão importante manter os bons cuidados. No consultório dentista a causa do problema pode ser descoberta, assim como dicas para uma limpeza mais eficiente, mas quem acaba com o mau hálito é o paciente.
Sensibilidade
Outro problema considerado comum e que atinge boa parte da população é a sensibilidade nos dentes por conta da raiz exposta. Pequenos choques ao comer e beber alimentos frios ou quentes são sintomas de sensibilidade, o que atrapalha muitas pessoas. Mas, diferente de outros problemas dentais que tem ligação com a falta de higiene, a escovação em excesso pode ser uma das causas de sensibilidade, assim como a mania de apertar um dente no outro ou bruxismo, também são fatores que desencadeiam o problema. E a solução consiste em procurar um consultório dentista para que possa ser realizada a cobertura da raiz exposta com resina, por exemplo, ou então, tratamento a laser para alívio da dor.
As partes boas
Nem só de problemas é que a boca vive. Os procedimentos estéticos têm feito cada vez mais a cabeça - e os dentes - das pessoas nos últimos tempos. Através deles, é possível deixar o rosto mais harmônico, o sorriso mais bonito, alinhado, branco ou maior, dependendo do gosto de cada um, enfim, são diversas opções para um novo resultado.
Começando pelo procedimento mais clássico, o clareamento dental é muito realizado a fim de remover a coloração amarelada dos dentes que tendem a causar muito incomodo e constrangimento para as pessoas. O procedimento pode ser feito em casa ou no consultório dentista. Em casa, o profissional orienta o paciente que leva uma moldeira de silicone personalizada para casa, junto com o gel clareador. O processo acontece durante à noite e leva por volta de três semanas. Já no consultório dentista, é feito o mesmo procedimento, porém com uma quantidade maior de gel que fica nos dentes por uma hora. Para essa opção, são cerca de quatro sessões. E tem como também acelerar o processo de clareamento através do laser.
Lentes de contato no consultório dentista
Um dos procedimentos mais famosos dos últimos tempos são as lentes de contato, muito usadas por famosos e influentes. Elas são aplicadas para correção de falhas ou imperfeições nos dentes, é possível aumentar o comprimento e a largura dos dentes por meio de lâminas de porcelana muito finas que são aplicadas. É um procedimento simples, feito no consultório dentista, não compromete a estrutura dos dentes e tem uma durabilidade bacana. Outro procedimento parecido são as facetas de porcelana, também utilizadas para falhas e dentes com espaço. Mas a diferença é a espessura das lâminas, pois as facetas costumam ser mais grossas e para serem aplicadas, precisam desgastar os dentes antes.
Conhece a bichectomia?
A bichectomia é um tratamento estético que tende a afinar o rosto e o deixar mais harmonioso com a retirada do excesso de gordura das bochechas. O procedimento pode ser feito no consultório dentista, com aplicação de anestesia local e tem uma recuperação tranquila, que leva em torno de 15 dias, sem restrições, somente de alguns alimentos. Mas apesar de parecer uma ótima opção, não é indicada para qualquer pessoa, somente para as que tem as bochechas muito salientes, isso porque, o rosto tende a afinar com o passar do tempo e se a bichectomia for feita em alguém que não precisa, pode acontecer a antecipação do envelhecimento do rosto.
Outros tratamentos importantes que fazem diferença
E juntando estética com funcionalidade, tem-se os tratamentos ortodônticos. Os dentes tortos tendem a ser mais difíceis de limpar e isso, pode causar problemas, por isso a ortodontia tem sido cada vez mais procurada. Um sorriso alinhado é também sinal de conforto e boa autoestima. O tratamento dura por volta de dois anos, dependendo do caso e é realizada a manutenção todo mês no consultório dentista.
Outro tratamento que faz a diferença na vida de pessoas que perderam os dentes por algum motivo, por exemplo, é o implante dentário. Além de mexer com a autoestima das pessoas, as deixando constrangidas para sorris, falar, interagir com outras pessoas, a falta de dentes atrapalha também na fala, na mastigação que tem ligação com a digestão e também pode causar desalinhamento dos outros dentes da boca. Com o implante, o paciente volta a realizar atividades simples do dia a dia, que antes ou o deixavam envergonhado ou eram complicadas de serem realizadas. No consultório dentista, é feita uma avaliação dos ossos que irão receber o implante, que pode ser feito de duas formas. Primeiro, são colocados os pinos de titânio e após três meses de cicatrização, os dentes são colocados. Já a segunda opção, chamada de carga imediata consiste na colocação de pinos e dentes no mesmo dia.
Convênio e saúde bucal
E já que é importante obter conhecimentos diversos sobre os cuidados com a saúde bucal, ter o auxílio de um convênio odontológico pode ser uma boa solução, isso porque são muitos benefícios e facilidades de acesso pra quem adquire. Começando pelos cuidados básicos, como:
- Primeira avaliação - no consultório dentista é feita uma primeira análise da boca do paciente, que também conta sobre seu histórico e assim o dentista decide e começa os tratamentos certos;
- Exames - o convênio disponibiliza de exames laboratoriais para conhecimento da saúde geral do paciente, exames de radiografia, tomografias e biopsias;
- Pequenas cirurgias - extrações de dentes, reconstruções e cirurgias consideradas mais simples, geralmente são cobertas pelos convênios;
- Tratamentos - os convênios também realizam tratamentos de canal, cárie, gengivite, periodontite entre outros.
E tudo isso, pode ser feito sem comprometer o orçamento, pois diversos planos são disponibilizados para as mais diferentes realidades e bolsos, conseguindo atender diversas pessoas que precisam de cuidados certeiros com a saúde bucal. Um valor é pago no mês e o beneficiário consegue utilizar dos serviços sem se preocupar com valores ou surpresas inesperadas, podendo assim, deixar as finanças sempre organizadas.
Outra vantagem é que consultório dentista em convênio são vários, ou seja, o paciente consegue escolher o mais próximo de sua casa para que longas viagens não precisem ser realizadas. Assim como a lista de consultórios é grande, a de dentistas credenciados também, dessa forma, é possível escolher o dentista de preferência. Caso não conheça nenhum, as indicações são uma ótima saída. Amigos e familiares sempre tem dicas boas de profissionais para indicar, mas caso não, é possível pesquisar pelo CRO (Conselho Regional de Odontologia) que tem os profissionais cadastrados, e fiscaliza aqueles que estão aptos para trabalhar.
Como adquirir um convênio dental de consultório dentista?
Quem se interessou pelo convênio, mas não têm ideia de por onde começar, pode contar com um corretor de convênio odontológico. Trata-se de um profissional experiente no ramo, que conhece diversas operadoras, planos, e condições disponíveis. Ele tem a função de apresentar ao cliente as melhores opções de convênios a fim de que a compra seja realizada. O intermédio entre corretor, cliente e operadora acontece desde o momento de apresentação, até o suporte técnico que acontece após a concretização da venda.
Além de explicação sobre valores, ele também apresenta questões mais burocráticas, que envolvem reajustes, anuidades, cancelamentos, adesões, mostram os benefícios e malefícios, realizam explicações de termos técnicos, tudo para que o cliente não tenha dúvidas e comece logo as visitas ao consultório dentista. É característica do corretor ser honesto e auxiliar o comprador em todas as questões que surgirem mas, ao mesmo tempo, é importante que os clientes apresentem todas as dúvidas, quais são as expectativas e o que esperam do convênio odontológico e quais os serviços que busca em um consultório dentista.
Quem vive na correria do dia a dia, muitas vezes não encontra tempo para os cuidados bucais, que são de extrema importância para a saúde e para o bem-estar. Porém, conhecendo as especialidades dos dentistas, o que compõe um consultório dentista, os tratamentos, os problemas que podem surgir e como cuidar do sorriso, a mudança de mente e atitude em relação aos tratamentos dentários e a importância deles, acontece.
Espaço moderno
Mas além de tudo, é muito importante o consultório dentista ser moderno e promover conforto aos pacientes, isso para que eles se sintam bem e não tenham receio de voltar, já que o ambiente é acolhedor então transmite um ar de medo como a maioria. Por isso, a vontade de mudar o espaço precisa ser constante entre os dentistas, tudo para agradar quem ali frequenta.
Decorações bonitas que combinem com arte e odontologia fazem a diferença, assim como um consultório dentista iluminado e arejado. Cuidar com as cores, as luzes, os objetos que serão distrações para os pacientes enquanto esperam é importante, pois quanto mais tranquilo e bem ele se sentir, melhor será a experiência, e a decoração interessante é capaz de proporcionar isso tudo.
Pensar no paciente na hora de construir ou reformar o consultório dentista, no que ele gostaria de receber de inspiração e também de tranquilidade no momento em que está no ambiente do dentista, quais as possíveis interações que ele fará e como o consultório dentista será enxergado por ele, são questões que precisam ser analisadas com cuidado para que o resultado seja satisfatório para todos, paciente e dentistas.
Dentes bem cuidados em um ambiente gostoso, trazendo a sensação de escolha certa, ambiente certo e decisão bem feita, é o que todos queremos sentir ao buscar um consultório dentista para cuidar do cartão de visitas mais importante do nosso rosto, o nosso sorriso.