PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
clínica de ortopedia
clínica de ortopedia

clínica de ortopedia

Já ouviu falar em clínica de ortopedia funcional?

Em princípio, o nome pode indicar alguma especialidade que trata de pernas, pés e afins, porém uma clínica de ortopedia funcional trata de questões odontológicas relacionadas ao crescimento e desenvolvimento dos ossos da face, sobretudo o que se refere a parte do maxilar. Essa especialidade é de extrema importância para que se resolvam problemas no alinhamento da arcada dentária, originados por fatores hereditários ou por hábitos prejudiciais como a falta de estímulos à mastigação ou o uso exacerbado de chupeta, que não deve ultrapassar a faixa dos quatro anos de idade.

A clínica de ortopedia funcional dos maxilares, como é mais conhecida, pode começar a ser frequentada por crianças em torno de dois e três anos de idade, pois determinados tipos de problemas em relação ao posicionamento dos dentes já podem ser observados nessa faixa etária. Aliás, de acordo com especialistas desse ramo, o ideal é que a clínica de ortopedia funcional dos maxilares inicie seu trabalho em um paciente bem jovem para que os resultados surjam mais rápidos e sejam mais significativos.

Pré-adolescentes, por volta de 12 e 13 anos também podem ser beneficiados pelo tratamento em uma boa clínica de ortopedia funcional. Isso porque na juventude, enquanto se atravessa a famosa fase de crescimento, há uma maior mobilidade e possibilidades de ajuste em relação aos ossos da face. Vale ressaltar que não se trata de uma mera correção de posicionamento dental, mas sim da estrutura dos dentes, dos ossos faciais.

Uma das principais queixas trazidas a uma clínica de ortopedia funcional maxilar e resolvida por meio de um tratamento, que muitas vezes deve ser multidisciplinar, é em relação à respiração pela boca. Infelizmente, muitas pessoas, sejam adultas ou crianças, possuem o hábito de respirar exclusivamente ou quase que 100% pela boca. E tal prática pode afetar progressivamente o aspecto físico de uma pessoa, gerando desvios nos ossos da face e na arcada dentária.

Além do mais, ao manter a respiração bucal uma pessoa ainda vai enfrentar outros efeitos negativos na saúde, como o ressecamento da gengiva, que pode, inclusive, levar a ferimentos e infecções na mucosa, e também uma maior exposição do corpo a sujeiras e micro-organismo já que no nariz há filtros que na boca não tem. Por isso, ao notar que está fazendo uma respiração bucal ou se perceber que seu filho está com esse hábito, procure por uma clínica de ortopedia funcional.

Vale ressaltar que a respiração bucal é natural em alguns momentos, quando por exemplo se está realizando algum esforço físico como uma atividade esportiva. Mas se vem acontecendo de maneira recorrente é preciso ligar o sinal de alerta. Nesses casos a abordagem profissional deve ser multidisciplinar, pois pode ser que esse hábito respiratório esteja relacionado a alergias, problemas de amígdalas ou adenoides, congestão nasal crônica ou infecção respiratória. Porém, é importante que não se considere essa situação como normal, pois respirar pela boca de maneira recorrente não é natural, é algo que deve ser investigado e tratado.

E por mais que seja comum em pessoas de todas as faixas etárias, nas crianças esse problema é facilmente encontrado, e é para isso que serve a clínica de ortopedia funcional de maxilar, para solucionar o mais rápido possível esse tipo de situação e assim evitar consequências negativas para o futuro daquele indivíduo. Pode parecer algo sem tanta importância, mas nas crianças, respirar pela boca pode trazer problemas no sono, baixo desempenho escolar, ansiedade, sonolência durante o dia e uma maior possibilidade de infecções do trato respiratório.

Contudo, uma clínica de ortopedia funcional de maxilar não é acionada apenas para lidar com esse problema. Esse estabelecimento possui serventia para pessoas com diversas outras dificuldades como é o caso de quem possui mordida cruzada, que é quando as arcadas não se encaixam, ficando os dentes da ala superior por dentro e os da parte de baixo por fora. Situação que também é bastante comum em crianças e adolescentes.

Vale a ressalva de que a clínica de ortopedia funcional de maxilar irá tratar com eficiência crianças e adolescentes pelo fato de “corrigir enquanto é tempo” determinados problemas da estrutura óssea. Agora, quando uma pessoa adulta, já passada da fase de crescimento estiver com algum problema desse gênero, pode ser que o especialista da clínica de ortopedia funcional faça o encaminhamento para um cirurgião bucomaxilofacial.

Isso possivelmente irá acontecer porque os tratamentos disponíveis em uma clínica de ortopedia funcional, que também são baseados no uso de determinados aparelhos bucais, não serão o suficiente para que uma pessoa adulta trate seu problema. O que não significa que ela não poderá tratar sua situação, apenas será direcionada para uma outra especialidade.

Especialidades procuradas na infância e adolescência

A odontologia possui quase 20 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia. Entretanto, algumas são mais procuradas por determinados grupos. No caso das crianças e adolescentes, os profissionais mais requisitados para o atendimento desse público pertencem às categorias abaixo:

  • Odontopediatria - essa é a principal especialidade no que se refere ao atendimento de crianças, pois o odontopediatra é o profissional da odontologia especializado na saúde bucal infantil. Esse especialista é o responsável por fazer o acompanhamento odontológico da criança durante a infância e às vezes até a adolescência. As visitas regulares de rotina normalmente acontecem com esse profissional, que aliás é bem fácil de ser encontrado nas clínicas odontológicas em todo o país. É bastante importante que a criança frequente um consultório odontopediátrico para não adquirir medo do dentista;
  • Ortodontia - já o ortodontista é o responsável por conduzir tratamentos ortodônticos, ou seja, quando a criança ou adolescente precisa realizar a correção do posicionamento do dente e então deve fazer uso de aparelho ortodôntico, que pode ser o fixo, mais convencional e também mais conhecido, sendo de metal ou porcelana, ou então o móvel. Esse profissional é procurado também por adultos já que o ortodontista atende a todas as faixas etárias e indica um tipo de aparelho para cada caso - cabe o destaque de que a ortodontia não é o mesmo que a próxima especialidade da lista;
  • Ortopedia funcional dos maxilares - como mencionado no início do texto, uma clínica de ortopedia funcional de maxilar é normalmente procurada para o atendimento e tratamento de crianças e adolescentes para corrigir desvios no crescimento dos ossos da face. Essa é uma especialidade teoricamente nova, que vem crescendo nos últimos anos, e que ganha cada vez mais popularidade em termos de tratamentos infanto-juvenis. Os métodos utilizados em uma clínica de ortopedia funcional de maxilar normalmente consistem na indicação de aparelhos bucais removíveis;
  • Odontologia para pacientes com necessidades especiais - já um profissional dessa área trabalha com a obtenção do diagnóstico, com o objetivo de prevenção e com o controle de problemas bucais em pacientes que possuam alguma complexidade em seu sistema biológico e/ou psicológico ou social. Normalmente o trabalho é feito em equipe com profissionais de outras áreas da saúde. Essa é mais uma área que atende a crianças e adultos, mas que possui uma grande quantidade de pacientes jovens.

Outros problemas tratados com a ortopedia facial

A clínica de ortopedia funcional do maxilar pode não ser tão conhecida como outros estabelecimentos da área odontológica como o consultório de um cirurgião-dentista ou uma clínica odontopediátrica, porém, a clínica de ortopedia funcional de maxilar tem sido muito procurada porque tem a capacidade de tratar problemas diversos.

A respiração bucal é uma das dificuldades tratadas pelos profissionais desse segmento, porém, há outras adversidades como, por exemplo, o bruxismo, caracterizado como um distúrbio neuromuscular que leva uma pessoa a ranger os dentes de maneira involuntária enquanto dorme, mas que pode ser, em casos mais severos, observados durante o dia.

Tal problema acomete crianças e adultos e deve ser encarado com seriedade, pois traz consequências tanto a curto quanto a longo prazo. Uma criança que “bruxa” terá dificuldades durante o sono, dormindo mal e acordando até indisposta, com dores de cabeça entre as consequências desagradáveis. Quando em casos graves, os ruídos do bruxismo de uma pessoa pode acordar quem está do lado durante a noite, interferindo no sono não apenas de uma, mas de duas pessoas.

Fora essa consequência de curto prazo, é possível observar alguns efeitos que podem demorar um pouco mais, mas que acabam chegando e provocando estragos como, por exemplo, o desgaste dos dentes, que além de se tornarem feios esteticamente, ficam altamente sensíveis a qualquer estímulo, causando dores constantemente. E felizmente, a clínica de ortopedia funcional de maxilar serve para o tratamento de bruxismo.

Já uma outra queixa bastante comum que normalmente chega a clínica de ortopedia funcional de maxilar é em relação a DTM, ou seja, disfunções na articulação temporomandibular e que causam uma série de problemas a uma pessoa. Entre os sintomas dessa doença estão os famosos e indesejáveis estalos sentidos próximos ao ouvido quando se faz o movimento de abrir a boca. E não é só isso, a inflamação nessa articulação ainda causa dores em toda a região, inclusive na cabeça.

Logo, uma pessoa que chega a clínica de ortopedia funcional de maxilar com queixas possui não apenas dores e o incômodo estalo, mas também dificuldade em mastigar alimentos, falar e em sorrir, ou seja, é algo que acaba boicotando a qualidade de vida. E infelizmente, esse problema é bastante comum, havendo pelo menos dois milhões de casos apenas no Brasil. A clínica de ortopedia funcional maxilar traz uma especialidade relativamente nova, mas de extrema importância e que ajudará a muitas pessoas.

E normalmente, nesses casos, o paciente que comparece a uma clínica de ortopedia funcional de maxilar pode receber diagnósticos diversos, e portanto, o tratamento também é variado. Além dos famosos aparelhos bucais, o especialista à frente do atendimento poderá indicar exercícios faciais específicos ou outros meios de tratamento.

O importante é não se automedicar e nem tentar realizar nenhum procedimento mais complexo sem a orientação ou supervisão de um profissional da área da saúde. Esse alerta é de grande relevância, pois infelizmente, ingerir medicamento por conta própria é um hábito da maioria das pessoas e deve ser evitado mesmo em uma situação de dor. Quando acontecer de surgir algum desconforto, independentemente da parte do corpo, é imprescindível acionar um profissional de saúde.

Um problema bastante comum e que deve ser tratado em uma clínica de ortopedia funcional de maxilar é a questão de apinhamento de dentes, seja a dentição de leite ou se isso for percebido durante a troca dos dentes. A propósito, muitos pais e responsáveis, quando observam que há algo errado com os decíduos (nome científico do dente de leite), pensam que porque essa dentição vai cair naturalmente que não precisa de um acompanhamento específico.

O dente de leite, assim como os permanentes, merece a mesma atenção. Um problema de posicionamento dessa dentição primária deve ser tratado com a mesma seriedade do que se fosse no dente permanente. Isso porque a formação da arcada dentária passa também pelos decíduos, portanto, eles precisam ser acompanhados e se já há o indício de algum problema, não se deve perder tempo em procurar por uma clínica de ortopedia funcional do maxilar.

A propósito, por falar nesse assunto, um outro problema bastante comum envolvendo dentes de leite é que pais e responsáveis não se preocupam como deveria com essa dentição no sentido da higienização bucal. Seguindo a mesma ideia de que se o dente vai cair então não tem problema, uma cárie não é tratada no decíduo, entretanto, ao contrário do que parece, uma inflamação dentária pode ser transmitida de um dente de leite para o permanente. Portanto, as consequências de uma cárie podem causar estragos na boca de uma criança.

Hábitos que podem prejudicar a articulação facial

A articulação temporomandibular realiza o movimento de abertura e fechamento diversas vezes ao dia e é essencial para que uma pessoa tenha uma rotina com atividades normais, por isso, deve ser muito bem tratada. E entre os problemas levados a uma clínica de ortopedia funcional do maxilar, pode-se dizer que há os de questões genéticas, que não são poucos, e que, portanto, não se pode evitar, mas sim tratar, e há os que são de hábitos prejudiciais à saúde bucal, especialmente ao que se refere a articulação temporomandibular.

No caso das crianças, a falta de alimentos mais sólidos quando começam a nascer seus primeiros dentes e a não estimulação de mastigação nos primeiros anos de vida como, por exemplo, não ter acesso a brinquedos específicos para morder pode favorecer problemas na estrutura óssea facial, sendo necessário então que essa criança seja levada a uma clínica de ortopedia funcional do maxilar para estimular o crescimento dessa região.

Um outro hábito infantil que acaba gerando problemas nessa importante articulação é o uso demasiado de chupeta. Para os pais e responsáveis, esse pequeno objeto é a salvação da paz em certos momentos em que a criança está agitada ou chorosa, porém, se não for possível evitar seu uso, é importante limitar o acesso da criança a esse item. Quanto a idade para chupar chupeta, não deve ultrapassar a faixa dos quatro anos de idade. O mesmo se aplica a mamadeira. Quando não contingenciados esses hábitos, as consequências negativas serão sentidas no futuro, e se tratadas tardes, são de difícil reversão.

Já para o caso de adolescentes e adultos, alguns hábitos bastante comuns e extremamente prejudiciais à articulação temporomandibular, mas que não têm os seus poderes de danos percebidos por serem coisas que fazem efeito a longo prazo, e que não dificilmente levam pessoas a procurar por uma clínica de ortopedia funcional maxilar são, por exemplo, a mania de roer unhas ou puxar as famosas “pelinhas” ou cutículas com os dentes. Quem não conhece alguém que rói unhas? Esse hábito normalmente tem relação com a parte psicológica, pois está atrelado a ansiedade e tensão, e portanto, deve ser verificado com um terapeuta um meio de lidar com esses sentimentos.

Outra atitude prejudicial à articulação a médio e longo prazo, e bastante comum em colégios, faculdades e no ambiente de trabalho é o de morder tampa de caneta ou a ponta do lápis. Ao cometer essa ação, o indivíduo está tensionando uma força desnecessária sobre um ou mais dentes, podendo gerar dores e causando até alguma movimentação irregular da dentição. Fora que esse é um hábito não muito higiênico. O mesmo vale para quem utiliza com frequência os dentes para abrir embalagens. Além de expor a cavidade oral a uma série de sujeiras e micro-organismos, acaba pressionando o dente de modo desnecessário.

Mas não para por aí, a lista de motivos que pode levar uma pessoa a procurar por uma clínica de ortopedia funcional maxilar ainda envolve um outro componente, um pouco mais saboroso, porém tão perigoso quanto os já mencionados: é o chiclete. Mascar uma vez ou outra por poucos minutos não oferecem grandes problemas, agora, quem tem a mania de estar sempre com uma goma de mascar na boca, seja um pouco diariamente ou por um grande período de tempo mais de um vez por semana, é preciso maneirar.

Além da questão genética e de hábitos prejudiciais relacionados ao psicológico e que podem ser evitados, há um dos grandes responsáveis não só por esse, mas por diversos outros problemas do corpo humano na atualidade: o estresse. Passar por situações estressantes de maneira constante pode causar muitos prejuízos a saúde mental e física, sendo os problemas na articulação temporomandibular apenas alguns deles. E quando isso acontece, além de recorrer a uma clínica de ortopedia para verificar a possibilidade de um tratamento, é importante também que seja feito um acompanhamento multidisciplinar entre um dentista e um psicólogo.

Por isso, gerenciar situações de estresse e evitar conflitos frequentes é um excelente meio de se obter mais qualidade de vida. Contar com o auxílio de profissionais especializados também é de grande relevância. Até mesmo o fato de dormir bem e praticar atividades relaxantes como ioga, dança ou um esporte, por exemplo, ajudam na manutenção de uma articulação saudável.

E vale a máxima de que quanto antes for buscado um tratamento em uma clínica de ortopedia funcional do maxilar, em um hospital ou em alguma unidade de atendimento especializado, mais rápido se chegará a solução. Por isso recomenda-se que crianças a partir de dois ou três anos de idade já podem ir a uma clínica de ortopedia funcional de maxilar para iniciar um tratamento, assim, quando ela estiver adulta, dificilmente precisará se submeter a procedimentos mais invasivos ou terá que lidar com uma disfunção em sua estrutura bucal.

Quando não tratados na infância, problemas desse aspecto passam a ser mais difíceis de serem revertidos, alguns apenas com cirurgia ortognática, um procedimento que exige ambiente hospitalar para que seja executado e que demanda de um tratamento entre idas e vindas ao consultório por pelo menos um ano, fora que muitas vezes é necessária a utilização de aparelho ortodôntico. Além do mais, essa intervenção cirúrgica exige que o paciente possua um alto grau de comprometimento no que se refere aos cuidados no período pós-operatório.

Uma pessoa que vai a uma clínica de ortopedia funcional do maxilar na infância e cresce com problemas como mordida cruzada, mordida aberta, apinhamento de dentes ou deficiência de crescimento na mandíbula e se submete a uma cirurgia ortognática terá que se afastar de atividades esportivas por um período que varia entre seis e nove meses, terá que se alimentar de itens líquidos por algumas semanas, precisará de repouso, e portanto, deverá se ausentar do trabalho por pelo menos duas semanas, entre outras restrições.

Ou seja, quase sempre é possível tratar um problema na articulação temporomandibular ou no maxilar de modo geral depois de adulto, porém, o investimento econômico é muito maior, e a qualidade de vida daquela pessoa até solucionar o seu problema, fica prejudicada por algo que poderia ter sido tratado com mais facilidade na infância e/ou adolescência. Portanto, fique atento a saúde bucal de seus filhos de modo geral, não só no que se refere a higienização, mas também no que se trata de como os dentes estão se desenvolvendo.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba