PASSO A PASSO

PASSO A PASSO DE COMO ENCONTRAR CLÍNICAS PRÓXIMAS A SUA RESIDÊNCIA

Digite seus Dados

Digite seus Dados

É fundamental que os dados estejam corretos para que a pesquisa seja feita com sucesso!

Digite o seu CEP

Digite o seu CEP

É por meio do seu CEP que vamos encontrar os melhores consultórios, perto de você!

Escolha a Especialidade

Escolha a Especialidade

São mais de 15 especialidades odontológicas para colocar a sua saúde bucal em primeiro lugar!

Agende sua Consulta

Agende sua Consulta

Você terá acesso ao endereço, telefone e distância para entrar em contato com a clínica mais perto de você!

Encontre a clínica mais próxima a você

Não sei meu cep
especialidade

Especialidades

Estética

Clareamento - Lente de Contato - Aparelho Transparente

Implantes

Implantes Dentários - Manutenção de Implantes - Implantes para fixar dentaduras - Carga imediata

Ortodontia Estética

Aparelho Transparente - Aparelho Estético - Aparelho fixo - Alinhadores transparentes - Aparelho móvel - Aparelho lingual

Clínica Geral

Check-up - Avaliação - Consulta Geral

Prótese

Coroa - Prótese Dentária - Prótese parcial fixa - Prótese parcial removível - Prótese total removível - Prótese flexível

Cirurgia Oral Menor

Cirurgia Oral Menor - Extração de Siso - Remoção de freio labial - Frenectomia lingual - Procedimentos na gengiva - Cirurgias pré-protéticas - Remoção de cistos

Laserterapia

Laserterapia

Endodontia

Tratamento de Canal - Restauração - Dor de dente - Dor no maxilar - Trauma aparente - Inchaço - Exposição do nervo

Harmonização Facial

Rejuvenescimento - Sorriso Harmônico

Cirurgia Buco-maxilo-facial

Cirurgia Maxilar - Cirurgia Buco-maxilo-facial

ENCONTRAR CLÍNICAS
clínica de dentista
clínica de dentista

clínica de dentista

Conhecendo e superando o medo de clínica de dentista

Por mais que pareça coisa de criança, o medo de ir à clínica de dentista é algo muito comum entre adultos também, mesmo sabendo que a maioria dos procedimentos são indolores, muita gente ainda evita ao máximo marcar uma consulta para cuidar da saúde bucal. Enquanto algumas pessoas aguardam com tranquilidade o dia da consulta com o profissional, aqueles que tem medo ou fobia de dentista (odontofobia) se apavoram com a simples ideia de ter que sentar na cadeira e ser examinado e isso causa estresse e ansiedade, problemas que só tendem a atrapalhar os cuidados bucais.

Entenda a fobia

A fobia trata-se de um medo persistente e irracional por objetos, por atividades ou situações especificas que provocam ansiedade extrema. Nem sempre a fobia é uma doença, pode ser o sintoma de outra causa, como transtorno mental, por exemplo, mas de qualquer maneira, a fobia é um medo que ultrapassa a ansiedade comum sentida pelas pessoas. Ela pode ter uma longa duração e provocar reações psicológicas e também físicas além de comprometer a qualidade de vida de quem sofre com alguma fobia.

As pessoas que sofrem com medo de clínica de dentista, geralmente, evitam ao máximo a ida ao profissional, ficando muitas vezes anos sem um cuidado específico para os dentes e gengivas, vivendo com dores, desconfortos e dentes pouco apresentáveis, muitas vezes quebrados e desalinhados. O fato de saber que precisam visitar uma clínica de dentista, provoca pânico nessas pessoas e os cuidados tornam-se mais complicados. Mas assim como tantos outros transtornos mentais, a odontofobia pode ser tratada e com isso, a qualidade da saúde bucal pode voltar a existir.

Causas do medo

Os pés cruzados, mãos suadas, olhos que observam inquietos tudo ao redor, pequenos tiques, são alguns dos clássicos movimentos de quem tem medo de clínica de dentista. Na própria sala de espera, já é possível identificar essas pessoas. E são várias as razões pelo qual se desenvolve o medo de clínica de dentista e muitas delas causam impactos fortes nas pessoas que as fazem desistir dos cuidados odontológicos e proporcionam ainda mais problemas de saúde, são elas:

  • Experiências negativas - muitas vezes em consultas anteriores, a pessoa que desenvolveu um medo grande de clínica de dentista sofreu com dores e desconfortos que a deixaram traumatizada e com a ideia de que todos os profissionais a tratarão da mesma forma, com isso, tendem a ir cada vez menos ao consultório com medo de sofrer novamente;
  • Dores - a dor é geralmente o motivo principal que faz as pessoas desistirem de ir à clínica de dentista, apesar do avanço das tecnologias dentro da odontologia, muita gente no passado passou por procedimentos doloridos que as fizeram ficar com medo e, hoje, não conseguem acreditar que o procedimento que fez, nos dias atuais não dói mais por conta de anestesias ou de novas aparelhagens utilizadas para que os tratamentos sejam menos desconfortáveis;
  • Vergonha - por incrível que pareça, muitas pessoas sentem vergonha de abrir a boca e ter alguém olhando lá dentro, ainda mais quando sabem do estado em que os dentes se encontram. Sentem vergonha da "bronca" que podem levar pela falta de cuidados com os dentes. O procedimento odontológico também demanda proximidade física, em que o dentista pode ficar muito próximo ao rosto do paciente e isso deixa algumas pessoas constrangidas e desconfortáveis, as fazendo evitar ir à clínica de dentista;
  • Falta de controle - ao se deparar com a ideia de ficar parado, deitado em uma cadeira de dentista sem controle do que está sendo feito dentro da boca, muitas pessoas se desesperam e deixam de realizar os cuidados que somente o dentista pode proporcionar e isso desencadeia a ansiedade e o medo da clínica de dentista.

O medo de pais para filhos

De acordo com pesquisas, os pais que tem medo de clínica de dentista tendem a transmitir aos filhos, o que é um problema sério, já que os cuidados odontológicos desde a infância são essências. A criança que vai ao dentista desde cedo, tem os cuidados certeiros com os dentes de leite, sem cáries ou outros tantos problemas dentários que podem deixar a criança desconfortável e insegura, fora que a grande maioria dos pequenos, não tem problemas maiores com os dentes permanentes no futuro, quando existe um acompanhamento anterior.

Para que as crianças não sintam medo nem ansiedades negativas em uma clínica de dentista, é importante que os adultos se policiem e evitem demonstrar sentimentos de temor relacionados à consulta, é preciso que a criança fique calma, relaxada e aproveite o momento em que será avaliada e também ensinada a como manter uma boa higiene bucal. É importante que o dentista dialogue com a criança, pois assim, cria-se um vínculo afetivo com os pequenos e o trabalho fica mais fácil para ambos.

Profissionais indicam levar as crianças à clínica de dentista antes do aniversário de um ano, e não esperar entrarem na escola ou quando emergências surgirem, pois ao acostumar a criança com bons hábitos bucais e visitas periódicas ao dentista, tornara o processo mais tranquilo. Algumas dicas para consultas mais tranquilas:

  • Marcar pela manhã, horário em que as crianças estão mais relaxadas;
  • Não usar a ida à clínica de dentista como uma punição para a criança;
  • Não demonstrar ansiedade nem medo;
  • Conversar com a criança sobre a consulta.

A criança quando acostumada desde pequena que a clínica de dentista é um lugar seguro e que ajudará a melhorar o sorriso, dificilmente se torna-rá um adulto com medo e ansioso quando se trata de procedimentos odontológicos, mantendo a saúde bucal sempre em dia e evitando ao máximo grandes complicações que causam sofrimentos e atrapalham os afazeres do dia a dia.

Os problemas da falta de cuidados bucal

Se os cuidados com os dentes, com a gengiva e com a boca de modo geral não existem, diversos problemas podem aparecer. A cárie dental, muito comum entre as pessoas de todas as idades e em todo mundo, consiste em lesões na cavidade dos dentes, causadas pela má higienização e também pelo consumo exagerado de alimentos com açúcar. Quando os dentes não são escovados após as refeições, por exemplo, os restos de comida ficam pela boca, se misturam com bactérias e um ácido é produzido corroendo os minerais dos dentes até quebra-los. Os sintomas na fase inicial consistem apenas em pequenas machas nos dentes, já nos estágios mais avançados, existe a formação de cavidade nos dentes. Para retirar a cárie, é preciso ir até a clínica de dentista e ele irá remover a parte danificada do dente, realizar a limpeza ou então a raspagem, colocar a resina para fechar e lixá-la para que fique na altura correta do dente.

Outro problema muito comum existente pela falta de higiene bucal é o tártaro. Também conhecido como cálculo, é a placa bacteriana que fica endurecida na superfície dos dentes. Além de prejudicar a saúde dos dentes, o tártaro também prejudica a estética, por conta da sua porosidade absorve manchas com uma facilidade muito grande, por isso, é muito fácil identificar um sorriso com cálculo e isso não é nada legal. Apesar da facilidade em reconhecer, somente na clínica de dentista é que darão a precisão do diagnóstico e como tratar o problema. Sendo confirmado o tártaro, é preciso realizar a limpeza ou raspagem para que os dentes voltem a ficar bonitos e saudáveis. Pegar firme na escovação, no uso do fio dental e do enxaguante bucal, ajuda e muito a reduzir a formação de placa bacteriana e de tártaro.

A gengivite também é um sinal de higiene bucal precária ou então inexistente. Se ao escovar os dentes, você se deparou com sangue na gengiva, esse é um sinal de que houve acumulo de placa bacteriana e você está com gengivite, que trata-se do estágio inicial da doença periodontal, também conhecida como periodontite, doença que causa diversas complicações. A gengivite não provoca dor, mas apresenta sangramento constante, gengivas mais avermelhadas do que é considerado normal e um mau hálito persistente, sendo esses os sinais de que a visita à clínica de dentista precisa acontecer quanto antes e o medo precisa ser deixado de lado. Para eliminar a gengivite, o dentista realizara a limpeza dos dentes e dará melhores orientações para higiene bucal em casa.

Um problema que acende um alerta - e dos grandes - no paciente é quando o canal entra em crise, isso significa que a polpa do dente que fica na região interna, sofreu uma inflamação e possivelmente, necrosou, o que causa muito dor, inchaço e incômodo. E quando se fala em tratamento de canal, é aí que o medo de clínica de dentista se intensifica e muitas pessoas não vão, deixando o problema ficar ainda pior. Mas é preciso entender que, dependendo do caso de inflamação o tratamento não é doloroso e só tende a ajudar o paciente a se livrar das dores e incômodos no interior do dente. Geralmente o tratamento é realizado em uma sessão, com anestesia local e então o dentista faz uma pequena abertura no dente, retira a polpa que está danificada, realiza a limpeza do local e faz a obturação para fechamento do dente.

Sensibilidade dentária é um problema muito comum, pouco conversado e que não tem a ver com bactérias, mas sim com falta de esmalte nos dentes, que acontece devido a escovação muito forte e muitas vezes ao dia, que causa retração gengival. Os sintomas surgem ao tomar algo gelado ou quente e a sensação é de choque. Mas só é possível confirmar tal diagnóstico, indo até uma clínica de dentista e quanto antes isso acontecer, melhor para o paciente. Algumas das soluções consistem em cobrir a área exposta da raiz com resina ou então recorrer a um laser para aliviar a dor.

Adulto perdendo o medo

Se o adulto foi uma criança que cresceu com medo de clínica de dentista, o problema é um pouco maior, porém, existe solução. É claro que a questão não é resolvida em um passe de mágica, nem adiando as consultas sempre que conseguir, mas a pessoa que tem o medo precisa tentar colocar em mente que trata-se de algo importante e que só tende a ajudar a saúde bucal e a saúde de modo geral. Em casos mais graves a ajuda profissional de um psicologo, por exemplo, pode ser essencial. A dor só tende a ser grande ou insuportável quando os procedimentos necessários são deixados de lado e os problemas aparecem.

As tecnologias odontológicas estão avançando cada vez mais, e com isso, o conforto dos pacientes é cada vez maior. Diversos procedimentos acontecem com anestesia local, portanto, não há dor. É preciso entender o motivo do temor e o porque ele existe, a partir de uma experiência já vivida ou pelo que se ouviu falar sobre clínica de dentista? A partir de então, o problema pode ser solucionado. Conversar sobre o que te aflige pode ajudar muito.

Outra dica importante e que faz a diferença, a escolha de um bom profissional. Realize uma pesquisa com amigos, familiares, pessoas de sua confiança que podem auxiliar no encontro de um dentista que te faça sentir seguro, pois é ele que cuidará do seu sorriso, o mantendo em dia e sem complicações. Se achar interessante, marque duas ou três consultas e conheça profissionais diferentes para que você converse sobre sua saúde bucal e também sobre os medos que te afligem, assim, a escolha do melhor profissional para você será mais tranquila e o medo tende a diminuir cada vez mais.

Aproveite para tirar todas as dúvidas sobre a clínica de dentista, quem não é da área odontológica não precisa saber tudo, mas converse com o dentista para que ele te explique os procedimentos, como são feitos os tratamentos, riscos, vantagens de cada procedimento e tudo o que surgir de questões em relação a clínica de dentista.

Diferentes profissionais

Para que o medo de clínica de dentista diminua cada vez mais, talvez seja interessante conhecer as diferentes áreas de atuação dos profissionais de odontologia, assim, você toma conhecimento do que cada um trabalha e qual a melhor opção para o seu caso em específico.

Clínico geral é o famoso cirurgião-dentista, ele realiza a prevenção, o diagnóstico e também o tratamento de diversos problemas e doenças que temos na boca, nos maxilares e toda a boca no geral. As primeiras consultas, geralmente, acontecem com ele que, avaliando o caso, indicará o profissional especializado para cuidar do paciente.

O odontopediatra é o dentista responsável pelo cuidado da saúde bucal das crianças, portanto, levar os pequenos desde os primeiros anos de vida garante uma boca saudável e um cuidado especial com os primeiros dentes e também, ajuda a prevenir problemas futuros com os dentes permanentes. Fora que o acompanhamento com o odontopediatra ajuda no desenvolvimento da fala e também da mastigação da criança.

Muitas pessoas não sabem, mas existe um profissional especializado para cuidar da saúde bucal dos adolescentes. Nessa fase complicada, de muitas mudanças, corporais, hormonais e também nos dentes, o odontohebiatra poderá auxiliar os adolescentes com crises e problemas, além de ajuda-los a ser uma geração preocupada com a saúde bucal e em busca de melhorias sempre.

Existe também o odontogeriatra, responsável por cuidar dos fenômenos recorrentes do envelhecimento. O profissional ajuda a prevenir doenças, auxilia na higienização, realiza os melhores tratamentos visando a questão avançada de idade dos pacientes e ajuda na promoção de uma boa qualidade de vida.

Já o endodontista cuida dos tratamentos de canais, que são realizados quando a polpa do dente, ou seja, a parte interna do dente encontra-se inflamada e muitas vezes necrosada por conta de cáries muito profundas ou então por pancadas muito fortes. Esse profissional realizará o procedimento correto para que as dores cessem e o dente volte ao seu normal.

Ortodontista é bem conhecido, pois ele é responsável pelos aparelhos dentários que proporcionam o alinhamento dos dentes. Ele analisa o caso de cada paciente e indica a colocação do aparelho ortodôntico fixo ou móvel, dependendo da situação de cada arcada dentária. Ele auxilia também na prevenção e no tratamento de problemas causados pelo crescimento e desenvolvimento do rosto.

A importância dos cuidados dentários

A frequência de idas a clínica de dentista precisa ser constante, pois o profissional só tende a ajudar com os cuidados certeiros para uma saúde bucal de qualidade. Portanto, o medo e a fobia de dentista precisam ser controlados para que você receba os cuidados que merece e tenha um sorriso bonito e encantador, já que ele é o cartão de visitas do rosto e é digno de atenção e de cuidados especializados.

Dentes saudáveis contribuem para além da aparência, o que é muito importante, pois, imagine-se em um ambiente de trabalho, por exemplo, se o hálito e os dentes não estiverem em ordem, as pessoas no local irão perceber, comentar e isso pode afetar de maneira negativa a sua autoestima e também o seu convívio com as pessoas, já que estamos o tempo todo interagindo, conversando comendo e tendo contato com mais gente. Os dentes precisam estar bonitos e também serem funcionais.

A boca tem diferentes funções de extrema importância para o corpo, e quando apresenta problemas, pode repercutir no corpo todo. Além do papel importantíssimo na fala, na mastigação e também na respiração, é preciso que a boca esteja em ordem e os dentes bem cuidados para que a saúde como um todo, funcione normalmente.

Para um dente bonito e saudável, é preciso escova-los após as refeições, usar o fio dental ao menos uma vez no dia, assim como o enxaguante bucal. A alimentação saudável também auxilia e muito no mantimento do sorriso bonito, além dos diversos benefícios que proporciona para a saúde.

Dica útil na clínica de dentista

Muitas pessoas estão aderindo aos convênios odontológicos pela praticidade, pelo auxílio no orçamento, já que a partir de um valor pago mensalmente, é possível realizar visitas mais frequentes a clínica de dentista sem comprometer o bolso, e também pelos cuidados especializados que são oferecidos.

Para quem tem medo de clínica de dentista, o convênio odontológico pode ser uma opção, pois é possível escolher os dentistas credenciados, conhecer as clínicas odontológicas, conversar com os profissionais sobre os procedimentos, tratamentos, sobre os serviços disponíveis, além de conseguir realizar o atendimento na clínica mais próxima, sem precisar realizar viagens longas para uma consulta. Dessa forma, é possível que o medo de clínica de dentista diminua e os cuidados com a saúde bucal aumentem.

Os serviços que o plano odontológico tem para oferecer são muito importantes para o mantimento de uma saúde bucal de qualidade. O beneficiário tem direito a primeira avaliação, exames, radiografias, procedimentos odontológicos como limpeza, restauração, tratamentos de canal, cárie, gengivite, periodontite, cirurgias, extrações de dentes e biópsias.

Mas é preciso atenção, porque alguns planos odontológicos não cobrem serviços que são considerados estéticos, por exemplo, e se for isso que você procura, é necessária uma procura mais aprofundada tais como clareamentos. Os implantes dentários, lentes de contato e aparelhos ortodônticos geralmente tem um custo maior, por isso alguns planos não cobrem. Porém, existem sim as operadoras que realizam a cobertura desse tipo de procedimento, mesmo sendo mais caros. E como cada plano oferece serviços diferentes por preços diferentes, é essencial uma pesquisa sobre eles.

Você também pode procurar por um corretor de plano odontológico que conhece todas as dicas do mercado e pode te apresentar os melhores preços, as melhores condições, questões burocráticas, de adesão, de cancelamento, os serviços que cada operadora tem para oferecer além de te ajudar a escolher o melhor convênio para que seu sorriso fique bem cuidado.

Perder o medo de clínica de dentista será o grande passo para que seus dentes tenham o cuidado necessário, além disso, ao contratar um plano odontológico, você também tem muitos benefícios que farão a diferença no seu dia a dia, trazendo de volta o conforto, a comodidade, a tranquilidade o bem-estar e um sorriso feliz e bonito de verdade. Invista em você e na qualidade dos seus dentes.

Regiões onde atendemos

  • Aclimação
  • Bela Vista
  • Bom Retiro
  • Brás
  • Cambuci
  • Centro
  • Consolação
  • Higienópolis
  • Glicério
  • Liberdade
  • Luz
  • Pari
  • República
  • Santa Cecília
  • Santa Efigênia
  • Vila Buarque
  • Brasilândia
  • Cachoeirinha
  • Casa Verde
  • Imirim
  • Jaçanã
  • Jardim São Paulo
  • Lauzane Paulista
  • Mandaqui
  • Santana
  • Tremembé
  • Tucuruvi
  • Vila Guilherme
  • Vila Gustavo
  • Vila Maria
  • Vila Medeiros
  • Água Branca
  • Bairro do Limão
  • Barra Funda
  • Alto da Lapa
  • Alto de Pinheiros
  • Butantã
  • Freguesia do Ó
  • Jaguaré
  • Jaraguá
  • Jardim Bonfiglioli
  • Lapa
  • Pacaembú
  • Perdizes
  • Perús
  • Pinheiros
  • Pirituba
  • Raposo Tavares
  • Rio Pequeno
  • São Domingos
  • Sumaré
  • Vila Leopoldina
  • Vila Sonia
  • Aeroporto
  • Água Funda
  • Brooklin
  • Campo Belo
  • Campo Grande
  • Campo Limpo
  • Capão Redondo
  • Cidade Ademar
  • Cidade Dutra
  • Cidade Jardim
  • Grajaú
  • Ibirapuera
  • Interlagos
  • Ipiranga
  • Itaim Bibi
  • Jabaquara
  • Jardim Ângela
  • Jardim América
  • Jardim Europa
  • Jardim Paulista
  • Jardim Paulistano
  • Jardim São Luiz
  • Jardins
  • Jockey Club
  • M'Boi Mirim
  • Moema
  • Morumbi
  • Parelheiros
  • Pedreira
  • Sacomã
  • Santo Amaro
  • Saúde
  • Socorro
  • Vila Andrade
  • Vila Mariana
  • Água Rasa
  • Anália Franco
  • Aricanduva
  • Artur Alvim
  • Belém
  • Cidade Patriarca
  • Cidade Tiradentes
  • Engenheiro Goulart
  • Ermelino Matarazzo
  • Guianazes
  • Itaim Paulista
  • Itaquera
  • Jardim Iguatemi
  • José Bonifácio
  • Moóca
  • Parque do Carmo
  • Parque São Lucas
  • Parque São Rafael
  • Penha
  • Ponte Rasa
  • São Mateus
  • São Miguel Paulista
  • Sapopemba
  • Tatuapé
  • Vila Carrão
  • Vila Curuçá
  • Vila Esperança
  • Vila Formosa
  • Vila Matilde
  • Vila Prudente
  • São Caetano do sul
  • São Bernardo do Campo
  • Santo André
  • Diadema
  • Guarulhos
  • Suzano
  • Ribeirão Pires
  • Mauá
  • Embu
  • Embu Guaçú
  • Embu das Artes
  • Itapecerica da Serra
  • Osasco
  • Barueri
  • Jandira
  • Cotia
  • Itapevi
  • Santana de Parnaíba
  • Caierias
  • Franco da Rocha
  • Taboão da Serra
  • Cajamar
  • Arujá
  • Alphaville
  • Mairiporã
  • ABC
  • ABCD
  • Bertioga
  • Cananéia
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilha Comprida
  • Iguape
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe

Estados onde atendemos

  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Campos dos Goytacazes
  • Petrópolis
  • Volta Redonda
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Nova Friburgo
  • Barra Mansa
  • Macaé
  • Cabo Frio
  • Nilópolis
  • Teresópolis
  • Resende
  • Belo Horizonte
  • Uberlândia
  • Contagem
  • Juiz de Fora
  • Betim
  • Montes Claros
  • Ribeirão das Neves
  • Uberaba
  • Governador Valadares
  • Ipatinga
  • Santa Luzia
  • Sete Lagoas
  • Divinópolis
  • Ibirité
  • Poços de Caldas
  • Patos de Minas
  • Teófilo Otoni
  • Sabará
  • Pouso Alegre
  • Barbacena
  • Varginha
  • Conselheiro Lafeiete
  • Araguari
  • Itabira
  • Passos
  • Serra
  • Vila Velha
  • Cariacica
  • Vitória
  • Cachoeiro de Itapemirim
  • Linhares
  • São Mateus
  • Colatina
  • Guarapari
  • Aracruz
  • Viana
  • Nova Venécia
  • Barra de São Francisco
  • Santa Maria de Jetibá
  • Castelo
  • Marataízes
  • São Gabriel da Palha
  • Domingos Martins
  • Itapemirim
  • Afonso Cláudio
  • Alegre
  • Baixo Guandu
  • Conceição da Barra
  • Guaçuí
  • Iúna
  • Jaguaré
  • Mimoso do Sul
  • Sooretama
  • Anchieta
  • Pinheiros
  • Pedro Canário
  • Bertioga
  • Caraguatatuba
  • Cubatão
  • Guarujá
  • Ilhabela
  • Itanhaém
  • Mongaguá
  • Riviera de São Lourenço
  • Santos
  • São Vicente
  • Praia Grande
  • Ubatuba
  • São Sebastião
  • Peruíbe
  • São José dos campos
  • Campinas
  • Jundiaí
  • Sorocaba
  • Indaiatuba
  • São José do Rio Preto
  • Itatiba
  • Amparo
  • Barueri
  • Ribeirão Preto
  • Marília
  • Louveira
  • Paulínia
  • Bauru
  • Valinhos
  • Bragança Paulista
  • Araraquara
  • Americana
  • Atibaia
  • Taubaté
  • Araras
  • São Carlos
  • Itupeva
  • Mendonça
  • Itu
  • Vinhedo
  • Marapoama
  • Votuporanga
  • Hortolândia
  • Araçatuba
  • Jaboticabal
  • Sertãozinho
  • Curitiba
  • Londrina
  • Maringá
  • Ponta Grossa
  • Cascavel
  • São José dos Pinhais
  • Foz do Iguaçu
  • Colombo
  • Guarapuava
  • Paranaguá
  • Araucária
  • Toledo
  • Apucarana
  • Pinhais
  • Campo Largo
  • Almirante Tamandaré
  • Umuarama
  • Paranavaí
  • Piraquara
  • Cambé
  • Sarandi
  • Fazenda Rio Grande
  • Paranavaí
  • Francisco Beltrão
  • Pato Branco
  • Cianorte
  • Telêmaco Borba
  • Castro
  • Rolândia
  • Joinville
  • Florianópolis
  • Blumenau
  • Itajaí
  • São José
  • Chapecó
  • Criciúma
  • Jaraguá do sul
  • Lages
  • Palhoça
  • Balneário Camboriú
  • Brusque
  • Tubarão
  • São Bento do Sul
  • Caçador
  • Concórdia
  • Camboriú
  • Navegantes
  • Rio do Sul
  • Araranguá
  • Gaspar
  • Biguaçu
  • Indaial
  • Mafra
  • Canoinhas
  • Itapema
  • Porto Alegre
  • Caxias do Sul
  • Pelotas
  • Canoas
  • Santa Maria
  • Gravataí
  • Viamão
  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Rio Grande
  • Alvorada
  • Passo Fundo
  • Sapucaia do Sul
  • Uruguaiana
  • Santa Cruz do Sul
  • Cachoeirinha
  • Bagé
  • Bento Gonçalves
  • Erechim
  • Guaíba
  • Cachoeira do Sul
  • Santana do Livramento
  • Esteio
  • Ijuí
  • Alegrete
  • Recife
  • Jaboatão dos Guararapes
  • Olinda
  • Caruaru
  • Petrolina
  • Paulista
  • Cabo de Santo Agostinho
  • Camaragibe
  • Garanhuns
  • Vitória de Santo Antão
  • Igarassu
  • São Lourenço da Mata
  • Abreu e Lima
  • Santa Cruz do Capibaribe
  • Ipojuca
  • Serra Talhada
  • Araripina
  • Gravatá
  • Carpina
  • Goiana
  • Belo Jardim
  • Arcoverde
  • Ouricuri
  • Escada
  • Pesqueira
  • Surubim
  • Palmares
  • Bezerros
  • Salvador
  • Feira de Santana
  • Vitória da Conquista
  • Camaçari
  • Itabuna
  • Juazeiro
  • Lauro de Freitas
  • Ilhéus
  • Jequié
  • Teixeira de Freitas
  • Alagoinhas
  • Barreiras
  • Porto Seguro
  • Simões Filho
  • Paulo Afonso
  • Eunápolis
  • Santo Antônio de Jesus
  • Valença
  • Candeias
  • Guanambi
  • Jacobina
  • Serrinha
  • Senhor do Bonfim
  • Dias d'Ávila
  • Luís Eduardo Magalhães
  • Itapetinga
  • Irecê
  • Campo Formoso
  • Casa Nova
  • Brumado
  • Bom Jesus da Lapa
  • Conceição do Coité
  • Itamaraju
  • Itaberaba
  • Cruz das Almas
  • Ipirá
  • Santo Amaro
  • Euclides da Cunha
  • Fortaleza
  • caucacia
  • Juazeiro do Norte
  • Maracanaú
  • Sobral
  • Crato
  • Itapipoca
  • Maranguape
  • Iguatu
  • Quixadá
  • Canindé
  • Pacajus
  • Crateús
  • Aquiraz
  • Pacatuba
  • Quixeramobim
  • São Luís
  • Imperatriz
  • São José de Ribamar
  • Timon
  • Caxias
  • Codó
  • Paço do Lumiar
  • Açailândia
  • Bacabal
  • Balsas
  • Barra do Corda
  • Teresina
  • São Raimundo Nonato
  • Parnaíba
  • Picos
  • Uruçuí
  • Floriano
  • Piripiri
  • Campo Maior
  • Goiânia
  • Aparecida de Goiânia
  • Anápolis
  • Rio Verde
  • Luziânia
  • Águas Lindas de Goiás
  • Valparaíso de Goiás
  • Trindade
  • Formosa
  • Novo Gama
  • Itumbiara
  • Senador Canedo
  • Catalão
  • Jataí
  • Planaltina
  • Caldas Novas
  • Campo Grande
  • Dourados
  • Três Lagoas
  • Corumbá
  • Ponta Porã
  • Cuiabá
  • Várzea Grande
  • Rondonópolis
  • Sinop
  • Tangará da Serra
  • Cáceres
  • Sorriso
  • Manaus
  • Parintins
  • Itacoatiara
  • Manacapuru
  • Coari
  • Centro Amazonense
  • Belém
  • Ananindeua
  • Santarém
  • Marabá
  • Castanhal
  • Parauapebas
  • Itaituba
  • Cametá
  • Bragança
  • Abaetetuba
  • Bragança
  • Marituba